A Direção de Prova da Stock Car Brasil adotou, em comum acordo com pilotos e o organizador Carlos Col, o procedimento de largada lançada nas terceiras etapas da Stock Car V8 e da Stock Car V8 Light. As provas serão disputadas neste domingo (19), no autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Com 40 carros no grid da Stock V8 e mais de 30 na V8 Light, a largada acontecerá na reta oposta aos boxes no Autódromo de Jacarepaguá, para aumentar ainda mais a segurança dos pilotos.
Para o piloto paranaense Wagner Ebrahim (Valorem / Sundown Bike & Fitnees / Kas Atletic), da equipe Hot Car, a medida vai ser benéfica para todos. “Aqui no Rio, com 40 carros no grid na reta dos boxes, ia ter gente largando no meio da Curva da Vitória, sem enxergar o sinal verde. Além disso, a reta é muito curta e o risco de acidentes na primeira curva é sempre alto”, comentou Ebrahim, acrescentando: “Largando lançado na reta oposta, há mais chances de ultrapassagens. Enfim, é mais seguro sob todos os aspectos”.
No ano passado, durante uma prova da categoria no Rio, um grave acidente envolveu os pilotos Neto de Nigris e Pedro Gomes no grid de largada. “Eu estava naquela prova e consegui desviar daquele acidente. Quando um carro tem problemas no grid é difícil para quem vem de trás observar com precisão o que está acontecendo e desviar a tempo de evitar uma batida”, afirmou Ebrahim, décimo quarto colocado no campeonato com seis pontos.