Atual campeão brasileiro de Stock Car, Giuliano Losacco pode estar começando a colocar os dois pés dentro da Nascar, a mais popular categoria do automobilismo norte-americano. Amanhã e quarta-feira, Losacco vai testar o Chevrolet da Ski Motorsport na pista de Greeenville, na Carolina do Sul. A equipe está inscrita na Busch Series, a divisão de acesso.
Losacco viajou para os Estados Unidos no domingo à noite, animado com a nova experiência. “Pintou a chance e eu não poderia desperdiçá-la. Estes testes serão importantes porque vão me dar visibilidade nos Estados Unidos. A idéia é fazer um bom trabalho, ser visto e, quem sabe, deixar uma porta aberta para algo no futuro. Tenho contrato com a equipe Medley para correr na Stock Car até o final de 2006 e estou supersatisfeito, mas nunca escondi o desejo de um dia me transferir para o automobilismo norte-americano”, observa Losacco, de 28 anos e que em 2004 se tornou o mais jovem campeão em um quarto de século de história da Stock Car. A Medley não colocou obstáculos e autorizou a viagem do piloto.
Losacco admite que já há algum tempo vinha investigando a possibilidade de testar na Nascar. “Era um projeto em gestação desde 2000, quando cheguei a fazer algumas provas numa categoria chamada Silver Crown, onde os carros são uma espécie de gaiola com motores de cerca de 800 cavalos de potência. Depois, pensei a correr de picape nos EUA, mas então surgiu a oportunidade de voltar para o Brasil na Stock Car. Mas não perdi os contatos e desde o ano passado vinha pensando na Nascar”, explica Losacco. Nos últimos dias, seu empresário Luís Otávio Paternostro e Geraldo Rodrigues, da ReUnion Group, acertaram os detalhes finais com a Ski Motorsport.
De acordo com a programação estabelecida pela Ski Motorsport, que está representada no campeonato de 2005 pelos pilotos Scott Riggs e Ron Hornaday, Losacco treinará no oval curto de Greenville (800 metros) amanhã à tarde e na quarta pela manhã. Terá direito ao mínimo de 100 voltas e a três jogos de pneus novos por dia. Losacco não deverá encontrar maiores dificuldades de adaptação, já que os motores V8 de 5.7 litros da Nascar Busch Series têm apenas 50 cavalos a mais de potência do que os 450 dos similares da Stock Car nacional.
Horas antes de embarcar para os EUA, Losacco conquistou em parceria com Xandy Negrão as 500 Milhas do Rio de Janeiro, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. A equipe Medley é atual campeã da modalidade e a dupla correu com o mesmo Audi DTM TTR que venceu as Mil Milhas Brasileiras em janeiro, em Interlagos. Na Stock Car, Losacco ocupa atualmente a segunda colocação, enquanto a liderança é ocupada por Cacá Bueno, vice do ano passado. Cacá era o único piloto da Stock Car, até agora, a ter realizado testes pela Nascar Busch Series. No dia 16, os dois voltarão a se enfrentar na terceira etapa de 2005, marcada para o Rio de Janeiro.