Um problema na embreagem, que patinou durante as voltas iniciais, e uma batida por trás já na fase final da prova, impediram que o paulista Allam Khodair marcasse pontos em sua corrida de estréia na Stock Car V8. Décimo sexto colocado ao fim das 27 voltas da etapa de Interlagos, o piloto da equipe Sorriso acredita que, não fosse por esses dois fatores, seu resultado teria sido bem melhor. “Se não fosse a embreagem, eu teria chegado bem mais a frente e nem teria levado o toque que me retirou da zona de pontos, porque não estaria disputando a corrida no pelotão de desespero”, analisa Khodair.
Ao avaliar sua atuação, junto com o corpo técnico da RS Competições – responsável pela preparação de seu carro –, Khodair verificou que, quando a embreagem voltou à temperatura normal, seus tempos de volta ficaram entre os mais competitivos. “O problema foi típico de adaptação entre mim e a equipe. O pedal da embreagem ficou um pouco mais alto do que devia e isso causou o superaquecimento. Na hora de largar, acelerei fundo e, em vez de passar tração para as rodas, a embreagem patinou, girando em falso. Perdi mais de 10 posições”, afirmou o piloto, que alinhou na 15ª posição do grid.
Vendo o lado positivo, Khodair considera o desempenho do carro da equipe Sorriso uma injeção de confiança para a segunda etapa do campeonato, no dia 15, em Curitiba. “Comparamos meus tempos de volta com os dos outros pilotos e meus engenheiros concluíram que eu tinha condições de chegar entre os primeiros. E, logicamente, isso também vale para a próxima etapa. O carro é bom e estou me adaptando rapidamente à categoria. Na próxima, o resultado vai ser bem melhor”, anima-se o piloto.
Estreante na Stock Car V8, Khodair chega à categoria credenciado pelo título de campeão da Fórmula Renault Brasil em 2003 – garantido por antecipação – e pela boa temporada realizada na Fórmula 3000 Européia em 2004. Em um campeonato que reúne oito estreantes, ele foi citado pelo vencedor da etapa de abertura, Cacá Bueno, como um dos novatos que devem dar trabalho. “Já me sinto quase totalmente adaptado ao carro e a equipe está preparando novidades para a próxima corrida. Ter feito uma boa estréia me deixou muito satisfeito, me deu certeza de que posso fazer um bom campeonato”, finalizou o piloto.