Seu nome verdadeiro, ele prefere não divulgar. Oficialmente, chama-se “Schumi Brasil”. A alcunha comercial é usada desde 2001 por esse paulista de 33 anos, o sósia brasileiro mais parecido com Michael Schumacher de que se tem notícia. Desde que foi convidado por uma amigo a passear pelos boxes de Interlagos vestindo camiseta e boné vermelhos, ele aparece regularmente em eventos ligados ou não ao automobilismo, arrisca algumas palavras em alemão e se diverte posando para fotos e dando autógrafos em nome do heptacampeão mundial. “Vou a algumas feiras e eventos, mas gosto mesmo de vir para a pista. Estou sempre em Interlagos”, revela o pseudopiloto brasileiro.
Do box da Katalogo Racing na Stock Car, Schumi acompanhou o primeiro dia de treinos oficiais da categoria, nesta sexta-feira (29), em Interlagos, e transformou-se em ilustre torcedor dos pilotos da equipe, Pedro Gomes e Fábio Carreira. “O Schumacher verdadeiro voltou à boa fase e espero que a presença deste sósia nos traga boa sorte. É sempre bom ter um torcedor tão vitorioso por perto”, brincou Fabio Carreira, que faz sua temporada de estréia na Stock Car pelo time paulista.
E a torcida, aparentemente, deu resultado. No primeiro dia de treinos oficiais, Pedro Gomes terminou na segunda posição e Carreira, mesmo com pneus usados, ficou em 9º – ele foi o sétimo na segunda sessão. “Em um grid de 40 carros, esse resultado é excelente”, disse Pedro. “Ainda temos que melhorar um pouco, mas temos o caminho certo para brigar pela pole position”, acredita o piloto, vencedor da etapa de Curitiba no ano passado.
A etapa de abertura da Stock Car inaugura uma nova fase da categoria, que terá neste ano sua temporada mais movimentada. A estréia dos carros inspirados no modelo Lancer, da Mitsubishi, marca a quebra da hegemonia da Chevrolet na categoria, e é um indício de que novas montadoras podem entrar nessa disputa em um futuro próximo. A briga entre as marcas promete ser acirrada e, mesmo em desvantagem numérica, os pilotos da Mitsubishi acreditam que podem levar os novos Lancer à vitória já nesta temporada.
“O Lancer tem o mesmo desempenho dos Astra Sedan. Somos 10 pilotos da Mitsubishi contra 30 da Chevrolet, e não vou negar que, até mesmo entre nós, existe uma disputa particular para ver quem será o primeiro a vencer”, finalizou Gomes, que leva vantagem na disputa: em todos os treinos realizados pela Stock Car até agora, foi o mais rápido entre os pilotos que competem com os carros inspirados no Lancer.