Thiago Marques aposta em continuidade

A temporada 2005 da Stock Car, que começa nesta sexta-feira, com a disputa dos treinos livres para o primeiro GP do ano, em São Paulo, está sendo marcada por várias novidades, a principal delas a inédita disputa multimarca, proporcionada pela entrada de uma nova montadora, a Mitsubishi. Além disso, o campeonato também terá vários pilotos trocando de equipe, estreantes vindos de categorias internacionais, como a F-1, e até a chegada de novos patrocinadores.

Com tantas mudanças, um time em especial destoa do grid da Stock Car: a Petrobrás-Action Power, que manteve a mesma dupla do ano passado (Thiago Marques e Cacá Bueno) e cujo carro terá as mesmas cores e patrocínios da temporada anterior.

Em um ano em que muitos pilotos e equipes terão que se acostumar a novos ambientes, a continuidade pode ser a chave do sucesso, segundo explica o piloto Thiago Marques.

“Vários pilotos vencedores de algumas provas no ano passado, como o Giuliano Losacco, o Antonio Jorge Neto e o Ingo Hoffmann, trocaram de equipe. Já outros times terão que se acostumar com o novo carro, o Mitsubishi Lancer. Mudanças não faltam neste ano na Stock Car. Já o nosso caso é diferente e a Petrobrás-Action Power pode tirar proveito desta continuidade para mostrar força já nas primeiras provas do ano”, acredita Marques, que seguirá correndo com o modelo Astra Sedan.

De fato, nos testes coletivos, a equipe colocou seus dois pilotos entre os dez primeiros colocados, feito considerável em um ano em que estão inscritos 40 carros para esta primeira etapa. Marques fez sua melhor volta em 1m40s531, marca considerada competitiva nas sessões do último dia, uma dominada por Hoover Orsi e outra, por Cacá Bueno. Mesmo assim, o piloto acha que ainda há espaço para melhora.

“Na última prova do ano passado, a pole ficou na casa de 1m38s3. Então, muita coisa ainda vai mudar para a primeira etapa do ano, e nós temos que seguir evoluindo, já que o treino classificatório da corrida final de 2004, em Interlagos, teve 15 pilotos no mesmo segundo. A competição vai ser ainda mais acirrada neste ano”, prevê Marques, um dos pilotos mais jovens do grid.

O bom desempenho de Marques no ano passado, terminando o campeonato entre os dez primeiros, com 72 pontos, comprova o sucesso da Stock Car Light como porta de entrada da nova geração ao principal campeonato de carros de turismo do país. O paranaense fez sua estréia no automobilismo na própria Light, em 2001, tendo conquistado o título logo em seu primeiro ano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.