Na opinião dos pilotos da Katalogo Racing, Pedro Gomes e Fabio Carreira, a temporada de 2005 da Stock Car V8 será composta por 12 rodadas duplas. Para eles, além das corridas aos domingos, os pilotos terão outro desafio de igual importância aos sábados, dia dos treinos de classificação, o que equivale, em termos de responsabilidade, a duas etapas por fim de semana. “Hoje, na Stock Car, o treino de classificação tem quase a mesma importância da corrida. Com 38 carros no grid, largar atrás significa ter de passar muita gente para se chegar na zona de pontos, o que é quase impossível pelo nível de competitividade da categoria”, declarou Pedro Gomes.
Estreante na Stock Car V8, Fabio Carreira compartilha a opinião de seu companheiro de equipe. Acostumado às rodadas duplas na Stock Light no ano passado, o piloto garante que a preocupação com um bom resultado também no sábado gera o mesmo nível de tensão de uma corrida. “A posição de largada não faz muita diferença em corridas longas, que permitem uma recuperação gradual inclusive pela estratégia de pit stops. As provas da Stock Car são mais curtas e, em condições normais, é difícil ganhar mais que 10 posições”, opinou Carreira.
O que aumenta a confiança dos pilotos da Katalogo Racing para a primeira etapa da temporada – que será realizada neste domingo (1/5), em Interlagos –, é o bom desempenho dos carros da equipe nos dois últimos testes coletivos realizados em São Paulo. Nos treinos de duas semanas atrás, Pedro foi o mais rápido e Fábio fechou o primeiro dia na oitava posição. “Ter um bom carro apenas para a corrida não é mais suficiente, por isso procuramos desenvolver nosso equipamento para a condição de treino também. Os carros estão se comportando bem tanto com pneus novos quanto com pneus usados, e a expectativa é de que façamos uma boa corrida”, disse Fernando Parra, chefe da equipe.