Teste em dinamômetro aumenta confiança de Khodair

A semana que marca a abertura da temporada de 2005 da Stock Car V8 começou bem para o piloto Allam Khodair. A passagem do carro da equipe Sorriso por um dinamômetro de rolo – que verifica a potência transferida do motor para o solo – constatou um ganho de quase 20 cavalos em relação à medição anterior, feita antes dos treinos coletivos de Interlagos, e aumentou a confiança do piloto para a primeira corrida. No primeiro dia de testes realizados em São Paulo, Khodair marcou o 14º tempo e foi o melhor estreante.

“Conhecendo a potência que efetivamente chega ao solo, a equipe pode verificar se não há perdas excessivas na transmissão. Uma série de itens no carro consome parte da potência gerada pelo motor e o teste no dinamômetro de rolo mostra se esta perda está dentro ou se é maior do que o normal”, explicou o piloto.

O teste em dinamômetro convencional avalia apenas o desempenho do motor, mas essa força não é totalmente transferida para o solo. Parte dela é usada para mover componentes do próprio propulsor – como a bomba d’água e o alternador de voltagem – e as engrenagens da transmissão.

A perda média em carros de Turismo é de 8 a 10%, o que chega a mais de 40 cavalos nos motores da Stock Car, que geram cerca de 450hp. No dinamômetro de rolo, a potência transferida ao piso deve estar na casa dos 400hp.Estando abaixo, a equipe precisa localizar e sanar a razão da perda excessiva.

Outro motivo de otimismo para Khodair é a assinatura de um contrato com a Monroe, líder mundial em amortecedores, para esta temporada. Além de cobrir parte do orçamento, a nova parceira fornecerá apoio técnico para o desenvolvimento de amortecedores, que são os únicos componentes do carro de procedência liberada pelo regulamento da Stock Car V8.

“A Monroe já fez bons trabalhos junto à Fórmula Truck e aos campeonatos de rali. E seus engenheiros podem contribuir com suas experiências para o desenvolvimento da suspensão do meu carro, que continua a cargo da RS Competições. A presença de técnicos especializados em amortecedores é um diferencial que certamente entrará para somar”, disse Khodair (Sorriso, Kellogg’s, Monroe e Pires do Rio).

Campeão antecipado da Fórmula Renault em 2003, Allam faz sua estréia na Stock Car V8 depois de uma temporada na Fórmula 3000 Européia. Ele sabe que terá pela frente um ano de difícil aprendizado, mas avisa que quer assimilar rapidamente os segredos dos carros de Turismo.

“Nesta primeira corrida, vou poder avaliar mais de perto o mundo da Stock Car, que é bem diferente de tudo com que eu me acostumei”, finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.