Terra Avallone apresenta sua nova formação

Com um ano de experiência na Stock Car V8, a equipe Terra Avallone Stock Car apresentou as novidades para a temporada 2005 nesta sexta-feira (dia 8), em São Paulo. Dentre elas, a estréia do piloto Christian Fittipaldi na principal categoria do automobilismo nacional, ao lado do paulista Felipe Maluhy, que se destacou como um dos jovens talentos na última temporada.

A equipe, dirigida pelo engenheiro José Avallone Neto, de 42 anos, também utilizará o novo Mitsubishi Lancer na categoria, que tem o início de seu campeonato previsto para o dia 1º de maio, em Interlagos (SP). Nos dias 13 e 14 de abril, o time participa de seu primeiro treino coletivo, também no autódromo paulista.

Avallone estreou na Stock Car em 2004, quando enfim pôde viabilizar o projeto de participar da categoria mais sólida e tradicional do automobilismo brasileiro.

Como era esperado, não foi uma temporada muito fácil, especialmente porque os testes são proibidos e sem experiência com o carro a equipe teve de aprender tudo nos treinos para as corridas. Mesmo assim, o time surpreendeu com ótimos resultados nos treinos e boas disputas nas etapas. A equipe largou sete vezes entre os 10 primeiros colocados no grid e também terminou duas provas entre os top 10.

“Foi um bom ano. Sabíamos que a limitação de treinos seria fator importante contra a equipe, especialmente em um ano de estréia. Mesmo assim, fazendo um balanço final da temporada, acredito que terminamos com um saldo positivo. Nossos parceiros de 2004 continuam em 2005, aumentando seus investimentos, e novos patrocinadores estão chegando e eu defino isso como credibilidade. Isso é fruto de um trabalho sério que realizamos no ano passado e sinto que todos estão muito confiantes para 2005”, comentou Avallone.

Agora a expectativa é evoluir. “Eu tenho uma forma de pensar que eu defino como realista-positiva. Sem dúvida, temos muito para evoluir e a expectativa é de que possamos melhorar os nossos resultados, especialmente os resultados finais de corridas. Eu acredito que a pontuação de 2004 não traduziu o desempenho da equipe em seu ano de estréia. Basta você analisar nossos resultados em treinos livres ou mesmo classificatórios”.

Avallone também comentou sobre a nova parceria com a Mitsubishi. “A proposta e o projeto do Mitsubishi Lancer atendiam muito mais a nossa expectativa. O ‘input’ técnico da Mitsubishi, que irá nos ajudar muito, também contribuiu bastante para a nossa decisão”.

Uma das novidades da equipe este ano, o paulista Christian Fittipaldi, está feliz com seu retorno ao automobilismo nacional. Com passagens pela Fórmula 1, Fórmula Mundial e NASCAR, o piloto demonstra grande confiança no trabalho da Avallone. “Estou muito contente com a chance de voltar a correr no Brasil e disputar uma categoria tão profissional quanto a Stock. Além disso, acredito muito no trabalho do Avallone”, destacou Fittipaldi, de 34 anos.

“Eu já o conheço desde os tempos em que corri na F-3 Sul-americana. Na verdade, éramos rivais, mas sempre estive de olho no trabalho dele e sei da sua capacidade. O primeiro ano deles na Stock foi difícil, porque eles tiveram de montar toda a estrutura, entender como funcionava a categoria, mas agora a tendência é sempre melhorar”, afirmou Christian, que espera estar lutando por bons resultados.

“O carro da Stock exige mais ‘manha’ do que talento e vou ter de aprender tudo isso o mais rápido possível. Sei que no começo não será fácil, mas quero poder brigar por bons resultados neste ano de estréia e ajudar a minha equipe”, completou.

O outro carro do time será pilotado pelo também paulista Felipe Maluhy, de 27 anos. O piloto faz sua estréia na equipe, depois de ter conquistado ótimos resultados em 2004. Ele largou na pole position na 6ª etapa, em São Paulo, e conquistou dois pódios: foi terceiro colocado em Curitiba (7ª etapa) e em São Paulo (12ª etapa). Maluhy terminou o campeonato na 12ª posição, disputando sete das 12 provas do calendário.

“2004 foi perfeito! Não tinha como ser melhor”, afirmou o paulista, que está otimista para a nova temporada. “A minha expectativa é excelente e eu não poderia estar mais feliz. Pela primeira vez, sinto que estou realmente exercendo a minha profissão”, comentou Maluhy, que estará correndo sua primeira temporada completa na Stock. “Sou tratado como profissional dentro da equipe e isso me traz muita tranqüilidade e segurança”, frisou.

“O Avallone não me conhecia, mas eu já acompanhava o trabalho dele desde a Fórmula 3. No final da temporada 2004, quando treinei com a equipe e vi a mentalidade e a maneira com as quais eles trabalham, não tive dúvidas”, finalizou Maluhy.

Avallone demonstra confiança na sua nova dupla. “O Felipe foi um dos pilotos da nova geração que mais me surpreendeu em 2004. Eu fiquei muito satisfeito em nosso primeiro teste logo após a última etapa da temporada passada. O ‘feed back’ e as considerações sobre a performance do carro foram muito bons e ele também se mostrou igualmente rápido dentro da pista, o que motivou a nossa escolha”, explicou o chefe da equipe.

“Quanto ao Christian, o nome Fittipaldi gera uma expectativa muito grande. Sem dúvida, ele tem muito a agregar não só à equipe, mas à própria Stock Car. Ele precisará de algum tempo para se adaptar e extrair 100% do carro, mas com o talento e a qualidade técnica que ele tem, já espero bons resultados a partir do segundo semestre”, finalizou Avallone.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.