Faltando pouco menos de um mês para o primeiro treino coletivo da temporada 2005 da Stock Car V8, o chefe de equipe, José Avallone Neto, e os pilotos, Christian Fittipaldi e Felipe Maluhy, aproveitaram para acompanhar no último final de semana a etapa de Las Vegas (EUA) da NASCAR Nextel Cup.
“Foi uma oportunidade de ver os carros e um automobilismo muito diferente do qual eu estou acostumado. É uma experiência muito interessante e me chamou a atenção a parte promocional do evento, o público e todo o show em si”, declarou Avallone, que nunca havia viajado para assistir uma etapa da NASCAR, embora tenha acompanhado oito das 10 provas do play-off de 2004 pela TV.
O chefe de equipe parte para sua segunda temporada na principal categoria do automobilismo nacional e, além da nova dupla de pilotos, também estará este ano correndo com o novo Mitsubishi Lancer.
Maluhy, de 27 anos, considerado uma das revelações de 2004 na Stock, também esteve na NASCAR pela primeira vez e ficou “espantado”. “A organização, o comprometimento das pessoas em fazer daquilo um show, é tudo muito impressionante. Mais que a competição, o objetivo deles é gerar esse impacto para o público”, comentou o piloto paulista.
Uma das coisas que chamou a atenção de Maluhy foi o fato dos torcedores poderem alugar rádios no autódromo e ouvirem da arquibancada as conversas entre os pilotos e as equipes durante a prova. “Ele acaba se sentindo parte da equipe”, lembrou.
Maluhy também teve a oportunidade de conhecer o heptacampeão da NASCAR, Richard Petty, conhecido como “The King” (O Rei). “Demorou a cair a ficha que eu estava ao lado dele. Nunca achei que fosse conhecê-lo na vida e ele é uma figura”, contou Maluhy, destacando o chapéu e enorme cinto de cowboy vestidos pelo norte-americano.
O piloto entrou em dos carros e a vontade de acelerar foi grande. “Entrei no carro no momento em que os carros da Busch Series estavam na pista. A vontade era dar a partida e entrar no meio do treino”, brincou Maluhy.
A viagem também serviu para que a nova dupla da Avallone Motorsport ficasse ainda mais entrosada para o início do campeonato.
Fittipaldi, primeiro piloto estrangeiro a ser contratado para uma temporada completa na NASCAR, em 2003, faz sua estréia este ano na Stock Car V8 e ficou feliz por estar ao lado do companheiro na nova equipe, além de rever velhos amigos na NASCAR.
“Foi muito bom poder estar junto do Avallone, do Maluhy e trocamos muitas idéias. Pelo lado comercial, também foi interessante, porque vimos coisas novas e que podem ser colocadas em prática na nossa estrutura na Stock, como a localização dos patrocínios no carro, as cores de maior destaque, etc”, afirmou Christian. O piloto, de 34 anos, continua vivendo nos Estados Unidos e estará disputando algumas provas de Grand-Am no país. No entanto, a prioridade será mesmo a Stock.