Eleita a quinta melhor categoria do mundo pela revista inglesa AutoSport, a Stock Car V8 encerra a temporada de 2004 neste domingo dia 28 de novembro, em Interlagos, São Paulo. Com os títulos da Stock V8 e da Stock V8 Light já definidos para Giuliano Losacco e Diogo Pachenki, respectivamente, o campeonato busca novos recordes. A média de público deve aumentar ainda mais. Nas 11 etapas deste ano, 309 mil pessoas estiveram nos autódromos, o que dá uma média de 28.090 torcedores por prova. Em termos comparativos, a média da Stock é quase quatro vezes maior do que a do Campeonato Brasileiro de futebol, pouco acima dos 7 mil torcedores por partida. O número de pilotos e equipes também cresceu bastante e teve até de ser limitado para a próxima temporada, com 36 carros alinhados no grid da V8.
Na pista, o campeão Giuliano Losacco quer terminar o ano com chave de ouro. O piloto faz sua última corrida pela equipe Itupetro-RC. Na próxima temporada ele vai andar pela Medley-A.Mattheis.
“Agora estou mais tranquilo, pois tirei um peso dos ombros ao me sagrar campeão. Sei que a Stock é uma categoria muito competitiva, mas se der quero terminar o ano bonito, com uma vitória”, disse Losacco.
Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto ainda estão na briga pelo vice-campeonato. O piloto da Petrobras-Action Power é o segundo colocado na classificação geral com 139 pontos, seguido por Neto (Medley-A. Mattheis), com 137.
Até a corrida deste final de semana, o circuito de Interlagos recebeu a Stock Car 100 vezes. O piloto com maior número de vitórias é Ingo Hoffmann (Filipaper Racing) com 25 primeiros lugares. O recorde da pista em treinos classificatórios é de Raul Boesel (Repsol-Boettger), com o tempo de 1m39s585 obtido no dia 17 de abril de 2004, quando fez a pole position. Em corridas, a melhor marca é de Antonio Jorge Neto, que registrou 1m40s566, com média de 154,25 km/h, conquistada ainda em 2003.
Na Stock Car V8 Light, Diogo Pachenki tem o melhor retrospecto no circuito da capital paulista. Nas últimas quatro corridas da Stock Car V8 Light em Interlagos, ele venceu três e chegou em segundo na outra. O piloto já começou a negociar uma vaga na Stock Car V8 na próxima temporada.
“A briga por um lugar na Stock Car V8 está muito acirrada, ainda mais com a limitação de 36 carros por prova”, disse o piloto de 21 anos.
A disputa pelo vice-campeonato na última rodada dupla da categoria de acesso à Stock Car V8 está entre Reck Júnior, o segundo colocado com 231 pontos, Daniel Landi, o terceiro com 207, e Fábio Carreira, o quarto com 197. Os pilotos têm de descartar os quatro piores resultados.