A Stock Car Brasil vem mantendo, em 2004, a média de cinco vencedores por ano alcançada nos últimos cinco campeonatos. Pelo menos até a etapa deste domingo (28), em Interlagos, Giuliano Losacco, Pedro Gomes, Cacá Bueno, Ingo Hoffmann e Antonio Jorge Neto foram os únicos a subir no degrau mais alto do pódio nas 11 corridas realizadas. O número de vencedores pode parecer ser pequeno se comparado ao tamanho do grid (que supera facilmente os 30 pilotos), mas ganha destaque quando se observa o número de etapas do campeonato: a cada duas corridas, aproximadamente, a Stock Car assiste à vitória de um piloto diferente. “Isso mostra o quanto a categoria está competitiva e atraente para o público. É uma grande satisfação para mim integrar esse grupo, e acho importante lembrar que, além dos cinco pilotos que já venceram, existem pelo menos mais cinco que podem chegar lá a qualquer momento”, declarou Pedro Gomes, que aos 22 anos é o mais jovem entre os vencedores da temporada.
Filho do tetracampeão Paulo Gomes (hoje na Katalogo Racing), Pedro Gomes ganhou em 2004 sua primeira corrida na Stock Car V8. Ele acabou sendo, portanto, o único “intruso” deste ano no hall dos vencedores, e tem uma explicação para sua chegada ao pelotão da frente. “Conseguimos encontrar o caminho do acerto do carro a partir da quinta etapa, no Rio de Janeiro. Na sexta corrida consegui minha primeira vitória e, daí em diante, estive sempre largando entre os primeiros, o que me ajudou muito”, falou o piloto, que tem o patrocínio de Delphi/Genéricos Teuto/TRW/LuK/INA/FAG/Excellence.
Largar no pelotão da frente, aliás, tem sido fundamental na luta pela vitória, na opinião de Pedro Gomes. Ele ressalta o fato de que todos os vencedores, talvez à exceção de Ingo Hoffmann (que neste ano teve um rendimento muito maior no Rio de Janeiro, onde conquistou suas duas vitórias), estão regularmente entre os ponteiros no grid. “A Stock está muito competitiva, e por isso mesmo é muito difícil ganhar muitas posições durante a prova, em condições normais. Cada vez mais está sendo importante largar na frente”, completou.
Essa será a estratégia de Pedro Gomes na corrida deste domingo. Além de buscar sua segunda vitória no ano, o piloto da Delphi/Genéricos Teuto/TRW/LuK/INA/FAG/ Excellence luta para se manter entre os dez primeiros no campeonato, e por isso precisa de um bom resultado para evitar a aproximação de Chico Serra e Carlos Alves, que ocupam, respectivamente, a 11ª e a 12ª posições na tabela. “Espero que esta temporada termine mesmo com cinco vencedores, e que eu vença mais uma. A etapa de São Paulo é sempre uma das mais imprevisíveis do ano, mas normalmente temos um carro muito bom para essa pista”, finalizou o piloto.
Ano a ano, os vencedores nos últimos cinco campeonatos da Stock Car (fonte: Cronomap)
2004 – (4) Giuliano Losacco, Pedro Gomes, Cacá Bueno, Ingo Hoffmann e Antonio Jorge Neto.
2003 – (7) David Muffato, Cacá Bueno, Guto Negrão, Ingo Hoffmann, Antonio Jorge Neto, Chico Serra, Giuliano Losacco e Nono Figueiredo.
2002 – (4) Ingo Hoffmann, Chico Serra, Cacá Bueno e Beto Giorgi.
2001 – (6) Ingo Hoffmann, Beto Giorgi, Xandy Negrão, Chico Serra, Paulo Gomes e Nonô Figueiredo.
2000 – (4) Chico Serra, Ingo Hoffmann, Xandy Negrão, Carlos Faletti.
Média: 5,2 vencedores por temporada