Com o título de campeão brasileiro já definido a favor do paulista Giuliano Losacco, em fase de renovação a Stock Car V8 vai voltar as suas atenções para a consagração do melhor estreante do ano, durante a última etapa da temporada, que será disputada neste final de semana (28/11) em Interlagos (SP). O líder neste certame informal com 12 pilotos é o paraibano Valdeno Brito (Multi Toys/3M Nelore/L&M Racing), com 24 pontos, seguido do paulista Ricardo Maurício (Medley), com 20, e o paranaense Wagner Ebrahim (Valorem), com 18 pontos somados em 11 provas. “O meu objetivo em São Paulo será somar o maior número possível de pontos, para confirmar o título de melhor estreante da categoria. Esta será uma conquista gratificante, já que entre estes estreantes, tem muita fera que já venceu corridas e campeonatos no Brasil e na Europa”, assinala Valdeno Brito.
Depois de ficar cinco anos sem correr em qualquer categoria, Valdeno Brito está entusiasmado com o equilíbrio e as disputas acirradas da Stock Car V8, e mesmo com o seu desempenho. “Eu me adaptei facilmente com o carro, e fui me aprimorando. Nos treinos livres sempre andei entre os 10 primeiros, mas sempre aparecia alguma falha, principalmente elétrica, que acabava me prejudicando. Mas isso já foi solucionado”, explicou o único representante do nordeste na Stock Car V8, que terminou apenas três das 11 provas disputadas.
Já na terceira etapa, em Tarumã, ele estava em terceiro, quando levou uma batida de Chico Serra na última volta e recebeu a bandeirada na 11ª colocação, pontuando pela primeira vez. Na prova seguinte, em Londrina, terminou em sétimo. E na sexta rodada, em São Paulo, ele obteve o seu melhor resultado, largando em 22º para concluir no sexto posto. “Agora, quero largar novamente na frente e terminar entre os cinco primeiros”, planeja Brito, que já largou quatro vezes entre os 10 primeiros, sendo que em Tarumã na primeira fila, com o segundo tempo, e na última corrida disputada, em Campo Grande, com a quarta marca do grid.
Em uma categoria com pilotos de enorme experiência na Stock Car, chegar na última prova da temporada como o melhor estreante na 21ª posição na tabela de pontuação geral é só um fator motivador para Valdeno Brito. “Esperem 2005. Isto é só o começo. Com a tranqüilidade de ser contratado por três anos pela L&M Racing com o apoio da Multi Toys, terei condições de começar a temporada brigando pela vitória”, avisa o paraibano. “Este ano já deixei muita gente boa para trás, e a tabela de classificação mostra que eu estou muito bem acompanhado, e ainda aponta o quanto é difícil esta Stock Car”, justificou mostrando que o “dinossauro” Adalberto Jardim ocupa apenas o 33º posto, o campeão da Stock Car Light 2004 está em 30º, Nonô Figueiredo em 22º, Duda Pamplona em 20º, e até o tricampeão Chico Serra amarga uma 11ª posição.