Punição na NASCAR serve de exemplo para a categoria

Em busca da profissionalização total, a Stock Car quer seguir o exemplo da Nascar, a categoria de maior sucesso no mundo do automobilismo. Numa decisão inusitada, o piloto Dale Earnhardt Jr., filho de Dale Earnhardt, sete vezes campeão da Nascar e uma das maiores legendas do automobilismo americano, foi punido por uma atitude fora das pistas. Na verdade por ter falado o que não deveria. Após vencer as 500 Milhas de Talladega, no último domingo, ao ser entrevistado ao vivo pela televisão sobre a importância da vitória na prova, o que lhe valeu a liderança do campeonato, ele não controlou a língua e sentiu a punição no bolso e na tabela de classificação.

“Não significa merda nenhuma agora. Papai ganhou aqui 10 vezes…”, disse Dale Earnhardt Jr..

Pelas palavras, consideradas ofensivas aos fãs da Nascar, Dale Earnhardt Jr. perdeu 25 pontos na tabela de classificação e foi multado em US$ 10 mil. Com a pena, ele, que tinha 5.543 pontos, caiu para 5.518 e perdeu a liderança da competição. O líder é Kurt Busch com 5.530 pontos.

“Acho que a CBA também deveria punir e vamos pensar em colocar algo nesse sentido no regulamento da Stock Car. Concordo com a punição, pois o profissionalismo tem de ser cobrado em todos os momentos, dentro ou fora da pista”, disse Carlos Col, diretor da Vicar, empresa promotora e organizadora do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

Col, que tem a Nascar como modelo, destaca a necessidade de se dar continuidade ao crescimento do grau de profissionalismo da principal categoria brasileira.

“Todos os integrantes da Stock Car também têm responsabilidade com o público, seja telespectador, seja aqueles fãs que acompanham as provas nos autódromos. A responsabilidade também é com os patrocinadores, que ligam seus nomes ao da categoria. Não podemos ter desvios de comportamento deste tipo, o que poderia afetar a imagem destas empresas parceiras, algo que seria inadmissível”, analisa o dirigente.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.