Depois de oito provas em 2004, os números mostram o motivo de Giuliano Losacco liderar o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Para chegar aos 152 pontos ele fez quatro primeiros lugares, dois segundos, um quinto e abandonou em Tarumã. Nas sete corridas que terminou, somente na pista do Rio de Janeiro Losacco não chegou ao pódio. Performance impressionante numa categoria tão disputada e equilibrada como a Stock V8 que tem carros iguais e 33 pilotos no grid. Tudo isso levou Losacco a ter 47 pontos de vantagem para o vice-líder Cacá Bueno (105), 72 para Antonio Jorge Neto (80), o terceiro na classificação geral e 79 para o quarto colocado Raul Boesel, que tem 73 pontos.
Na nona corrida da temporada, no próximo dia 19 de setembro em Jacarepaguá, no Rio, Losacco busca manter ou ampliar essa diferença. No entanto, ele tem a teórica desvantagem de na primeira prova realizada no circuito de 4.933 metros não ter conseguido uma boa colocação. Pelo menos para os padrões deste ano da equipe Itupetro-RC, o quinto lugar foi a única vez que Losacco terminou e não chegou ao pódio.
“Realmente, tivemos dificuldades de acerto do carro no Rio, mas o Meinha (chefe da equipe) está até sem dormir para buscar uma solução para andarmos bem também em Jacarepaguá. Gosto da pista do Rio, que é bastante seletiva, tem curvas de alta, de baixa e é bem legal”, disse Losacco.
Totalmente recuperado de meningite viral que o levou a ficar internado durante 10 dias no Hospital São Luiz, em São Paulo, Giuliano garante que o fato de ter ficado sem qualquer atividade física não vai atrapalhar sua performance no Rio. O tempo no hospital serviu para avaliação da temporada e de preparação da tática da próxima prova.
“O treino classificatório na Stock Car equivale a 80% da corrida. Os carros são iguais e é muito difícil, em condições normais, largar em 15º e vencer a prova. Assim, até a tomada de tempo faço o que puder. Depois, em função da minha posição de largada, vejo o que dá para fazer. Se largar mais atrás não dá para arriscar muito e evito bater roda. Aí, tenho de terminar a corrida”, analisa o vencedor da última prova disputada em agosto em Londrina.
Os treinos da principal categoria do automobilismo brasileiro terão início na sexta-feira. Também integram a programação do final de semana a sétima rodada dupla da Stock Car V8 Light e a sexta rodada dupla da Fórmula-3 Sul-Americana que, pela segunda vez no ano, corre junto com a Stock Car. A outra vez, nesta temporada, que os jovens da F-3 estiveram na mesma pista da Stock Car foi em Curitiba, no dia 1º de agosto.