A segunda corrida do WTCC em Vila Real começou com um acidente e terminou com outro. Tiago Monteiro abandonou logo na primeira volta, quando tentou passar pelo meio dos Lada de Nicky Catsburg e Jaap van Lagend, colidindo com ambos e eliminando o segundo deles. Catsburg acabou abandonando mais tarde, despistando-se quando faltavam três voltas e levando à interrupção da corrida por bandeira vermelha.
Longe disto, o piloto chinês Ma Qing Hua venceu a prova, afastando-se rapidamente de Yvan Muller, depois que o Safety Car voltou aos boxes, no início da sexta volta. Ma não teve adversários e bateu o seu companheiro de equipe na Citroën com mais de cinco segundos de vantagem. Catsburg manteve-se em terceiro até cometer um erro, abrindo a porta para Gabriele Tarquini passar. Quando Norbert Michelisz e Sébastien Loeb tentaram fazer o mesmo, o húngaro passou, mas Loeb levou um toque do Lada e acabou na barreira de pneus.
Com isto, José María López subiu para a quinta posição, mantendo a pressão sobre Michelisz. Catsburg ainda ficou classificado em sexto, apesar do seu acidente, já que a classificação oficial foi da 11ª volta. Hugo Valente, que estava pressionando o holandês até o acidente, ficou apenas na sétima posição.
Confira o resultado da segunda bateria:
1º Ma Qing Hua (Citroën) 11 voltas
2º Yvan Muller (Citroën) a 5.573
3º Gabriele Tarquini (Honda) a 10.812
4º Norbert Michelisz (Honda) a 11.982
5º José María López (Citroën) a 12.423
6º Nicky Catsburg (Lada) a 15.177
7º Hugo Valente (Chevrolet) a 15.639
8º Nestor Girolami (Honda) a 16.060
9º Rob Huff (Lada) a 16.669
10º Mehdi Bennani (Citroën) a 17.174
