A 11ª rodada dupla do Fia WTCC acontece neste domingo (01/11) no autódromo de Okayama, no Japão. Uma das atrações desta etapa é a estréia do brasileiro João Paulo de Oliveira, que disputa regularmente o Campeonato Japonês de Super GT. “Será uma experiência diferente e interessante para a minha carreira. Meu objetivo no fim de semana será extrair tudo o que eu puder do carro. Não sei que resultados vou obter, mas posso garantir que vou dar o máximo”, explica o piloto de 28 anos, que faz companhia ao brasileiro Augusto Farfus Jr., piloto oficial da BMW que ocupa a terceira colocação no campeonato mundial de turismo.
João Paulo de Oliveira recebeu um convite da equipe independente Sunred para participar da 21ª e 22ª etapas a bordo de um Seat León 2.0 TFSI de 260 cv. Seu carro é um modelo 2008, que não conta com os avanços deste ano, como motor turbo-diesel, que tem mais torque e potência. “Além do equipamento ser um pouco defasado, não tive oportunidade para testar antes do fim de semana. Tenho que acelerar forte e dar o meu melhor”, comenta. A única facilidade que ele terá é o fato de conhecer o circuito de Okayama, onde venceu na abertura da Super GT em 2009.
No Fia WTCC, o campeonato é dividido entre equipes oficiais de fábrica, que contam com todo o suporte das montadoras, e equipes independentes, que são apenas clientes das fabricantes e não possuem igualdade técnica. Por isso, além de participar normalmente no campeonato de pilotos, os competidores das escuderias particulares participam de um torneio paralelo, apenas entre os independentes. É o caso da Sunred pela qual João Paulo compete nesta rodada dupla.
Acostumado a conduzir um Nissan GT-R com aerodinâmica diferenciada e quase o dobro de potência, João Paulo vai correr contra o tempo para se adaptar à máquina que vai guiar. “Serão apenas três treinos livres de meia hora antes da definição do grid de largada. Então, temos que ir com tudo e aproveitar cada minuto que teremos a nossa disposição”, completa JP, como ele é conhecido nas pistas internacionais.