Por Thiago Raposo
O italiano Gabriele Tarquini, da Seat, venceu a primeira prova em Ímola e disparou na tabela de classificação. Depois de uma primeira volta bem tumultuada, em que várias carros ficaram pelo caminho num acidente envolvendo vários carros, Tarquini levou a melhor por estar na frente e manter fora da confusão.
Dentre os pilotos que ficaram fora no início da prova estavam Rickard Rydell, Augusto Farfus, Jordi Gene e Jorg Muller. O safety car entrou na pista para que retirassem os carros acidentados e para que limpassem o traçado.
Depois que a prova reiniciou, vimos um bom período sem muita competição, com Tarquini, Yvan Muller e Robert Huff nas três primeiras posições. Porém, no fim da prova os ânimos voltaram a crescer e o suíço Alain Menu foi para cima do holandês Jaap van Lagen e os dois acabaram tocando o Lagen levou a pior, capotando. Safety car novamente na pista.
Depois da nova relargada, faltavam apenas duas voltas para o fim e não houve mais nenhuma mudança de posição entre os primeiros colocados. Agora, na classificação do campeonato temos Tarquini com 101 pontos, Yvan Muller com 92 e Farfus com 90.