Alain Menu foi o vencedor da primeira corrida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Brands Hatch, naquela que foi a primeira ‘dobradinha’ dos Chevrolet Cruze na categoria, já que Robert Huff foi o segundo.
Numa corrida bastante disputada, os dois pilotos da Chevrolet aproveitaram da melhor forma os problemas sentidos pelos outros pilotos para se manterem na frente da corrida, conseguindo controlar os acontecimentos na fase final da prova.
No entanto, se para Menu a corrida foi relativamente fácil, tendo conseguido passar Huff de forma muito consentida, para este as últimas voltas foram bastante complicadas, já que o piloto teve de defender a segunda posição dos insistentes ataques de Andy Priaulx, que tentava recuperar mais alguns pontos no campeonato.
Isto porque o atual líder, Yvan Muller, viu-se envolvido num incidente pouco depois da largada, sendo forçado a abandonar e a ter de assistir ao resto da corrida na lateral da pista, o mesmo acontecendo com Norbert Michelisz.
Com este triunfo, Alain Menu confirmou que Brands Hatch é mesmo um dos seus circuitos favoritos: “Nesta pista é como se fosse a minha casa. Foi um triunfo merecido”, afirmou o piloto após a corrida.
Gabriele Tarquini foi o quarto, logo na frente de Rickard Rydell, Jorg Muller e do português Tiago Monteiro, que conseguiu levar o seu SEAT até ao sétimo posto, colocando-se em excelente posição para a segunda corrida. No último lugar pontuável ficou Augusto Farfus, que também se viu prejudicado pelos incidentes das primeiras curvas, caindo diversas posições. O brasileiro chegou mesmo a rodar no 24º posto, mas efetuou uma excelente recuperação na corrida para obter um ponto.