Ídolo local e único brasileiro da categoria, o paranaense Augusto Farfus será o primeiro piloto do WTCC – Campeonato Mundial de Carros de Turismo a desembarcar no País para a rodada dupla de abertura da temporada, marcada para o final da semana que vem (6/8 de março) no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais. Depois de encerrar a bateria de três dias de testes no circuito italiano de Vallelunga, o astro da equipe oficial de fábrica da BMW-Alemanha chegará neste sábado a São Paulo.
O “circo” do WTCC, no entanto, aos poucos começa a ser montado. Os carros e equipamentos das equipes já foram liberados pela Alfândega do Porto de Paranaguá e deveriam seguir para o autódromo na manhã de hoje. O comboio formado pelas 33 carretas seria escoltado desde o litoral pela Polícia Rodoviária Federal. Os trabalhos de montagem dos boxes e preparação dos carros, no entanto, serão iniciados apenas depois da chegada das equipes, prevista para o início da semana.
Os ensaios em Vallelunga representaram a conclusão dos ensaios da BMW para as provas no Brasil. Farfus trabalhou ao lado dos companheiros Andy Priaulx e Jorg Müller e aprovou os resultados. “Enfrentamos problemas com a chuva no primeiro dia, mas depois tudo correu bem. O objetivo básico dos treinos era avaliar o funcionamento do motor com o biocombustível que passaremos a utilizar neste ano, com a adição de 10% de etanol e que exigiu a revisão do mapeamento da eletrônica”, explicou Farfus, sexto colocado na classificação final de 2008 e vencedor das provas em Pau (França) e Oschersleben (Alemanha).