O WTCC mudará seu formato de treino classificatório a partir da próxima temporada para adotar um sistema similar ao da Fórmula 1.
O novo formato foi proposto pela Comissão de Turismo da FIA e aprovada ontem pelo Conselho Mundial Motor-Esportivo em Mônaco.
A sessão classificatória de 30 minutos será divida em duas partes: Q1 e Q2. Todos os competidores terão 20 minutos no Q1; no final deste período eles retornarão aos boxes para cinco minutos de pausa.
Apenas os pilotos que cravaram as dez melhores voltas no Q1 participarão de 10 minutos no Q2. Seus tempos no Q2 determinarão as dez primeiras posições para a primeira corrida.
As posições do grid da 11ª posição para trás serão determinadas pelos tempos cravados durante o Q1 pelos outros pilotos.
Q1 e Q2 serão estendidos respectivamente para 30 e 15 minutos nos eventos em circuitos de rua, por um total de 45 minutos.
O grid para a segunda corrida continua baseado no resultado da primeira corrida, com os oito primeiros classificados posicionados na ordem inversa.