Com duas dobradinhas hoje em Monza, os pilotos da SEAT Sport deram um passo importante rumo ao título em ambos os campeonatos. Os abandonos de Robert Huff, da Chevrolet, e Andy Priaulx, da BMW, os únicos dois competidores do título que restam, a briga pelo título de pilotos agora parece restrita a Yvan Muller e Gabriele Tarquini, que dividiram as vitórias em Monza.
No campeonato de montadoras, a marca espanhola aumentou sua vantagem para 54 pontos à frente da BMW.
Tendo terminado em segundo na primeira corrida, Tarquini ajudou suas chances no campeonato com uma vitória na segunda corrida. Ele veio de sétimo no grid com uma grande largada para lutar com os líderes na primeira volta.
O piloto Alessandro Zanardi, da BMW Team Italy-Spain, largou da pole, e apesar de ter feito uma boa largada, ele ficou imediatamente sob os ataques de Jordi Gené. Gené o ultrapassou na primeira volta e abriu vantagem enquanto Zanardi caía para o meio do pelotão. Tarquini, Nicola Larini e Yvan Muller o ultrapassaram de uma vez, fazendo com que o italiano caísse para sétimo. Tarquini foi logo atrás de Gené, e finalmente o ultrapassou faltando poucas voltas.
Atrás da liderança dos SEAT, Huff sofreu com alguns problemas. Ele começou a corrida em terceiro, mas no final da primeira volta perdeu rendimento. Huff ultrapassou Priaulx, mas então começou a cair. Ele conseguiu faze ruma pequena recuperação, até passear pela grama. Depois disto, Huff perder rendimento e foi para os boxes; completando seu péssimo fim de semana. Priaulx também foi forçado a encerrar sua corrida nos boxes depois de passar reto na primeira chicane ao tentar ultrapassar Muller. A dupla de pilotos britânicos pode ter encerradas suas esperanças no campeonato.
Depois de outra boa largada e uma forte corrida, Larini alcançou um lugar no pódio depois de livrar-se dos problemas que enfrentou na primeira corrida. No final, ele pode ainda encontrar desempenho para brigar com os líderes. Yvan Muller veio da oitava posição para alcançar a quarta, graças a algumas boas ultrapassagens. Alain Menu superou os problemas da última corrida para terminar na quinta posição largando da sexta fila. Tiago Monteiro alcançou a sexta posição, seguido de perto por Zanardi que sofreu com os pneus na corrida, o que afetou fortemente sua corrida. Outro piloto da BMW com problemas foi Jörg Müller, que teve a dianteira do seu carro destruída depois de perder o controle e bater em Félix Porteiro que rodou e perdeu posições.
Pierre-Yves Corthals não largou na segunda corrida, então a vitória entre os Independentes foi um ‘affair’ entre os pilotos da BMW: Sergio Hernández, Stefano D’Aste, Kristian Poulsen e Franz Engstler terminando nesta ordem. O jovem búlgaro George Tanev terminou em quinto, seu melhor resultado da temporada.
O campeonato continua em Okayama, no Japão, para a 19ª e 20ª etapas no dia 26 de outubro.
Confira o resultado da segunda corrida em Monza:
1) Gabriele TARQUINI (ITA/SEAT Leon TDI)
2) Jordi GENE (ESP/SEAT Leon TDI)
3) Nicola LARINI (ITA/Chevrolet Lacetti)
4) Yvan MULLER (FRA/SEAT Leon TDI)
5) Alain MENU (SUI/Chevrolet Lacetti)
6) Tiago MONTEIRO (POR/SEAT Leon TDI)
7) Alessandro ZANARDI (ITA/BMW 320si)
8) Augusto FARFUS (BRA/BMW 320si)
9) Rickard RYDELL (ING/SEAT Leon TDI)
10) Jorg MULLER (ALE/BMW 320si)
11) James THOMPSON (ING/Honda Accord Euro R)
12) Felix PORTEIRO (ESP/BMW 320si)
13) Sergio HERNANDEZ (ESP/BMW 320si)
14) Stefano D’ASTE (ITA/BMW 320si)
15) Kristian POULSEN (DIN/BMW 320si)
16) Franz ENGSTLER (ALE/BMW 320si)
17) Manabu ORIDO (JAP/Chevrolet Lacetti)
18) George TANEV (BUL/BMW 320si)
19) Jaap VAN LAGEN (HOL/Lada 110)
20) Duarte FELIX DaCOSTA (POR/SEAT Leon)
21) Ibrahim OKYAY (TUR/BMW 320si)
22) Viktor SHAPOVALOV (RUS/Lada 110)
23) Kirill LADYGIN (RUS/Lada 110)
24) Tom CORONEL (HOL/SEAT Leon)
25) Andy PRIAULX (ING/BMW 320si)
26) Robert HUFF (ING/Chevrolet Lacetti)
OUT) Yukinori TANIGUCHI (JAP/Honda Accord Euro R)
OUT) Andrey ROMANOV (RUS/BMW 320si)
OUT) Takayuki AOKI (JAP/BMW 320si)
OUT) Pierre-Yves CORTHALS (BEL/SEAT Leon)