Yvan Muller, da SEAT Sport, que lidera o campeonato de pilotos, venceu a primeira em Monza sobre seu companheiro de equipe Gabriele Tarquini. Rickard Rydell terminou atrás deles em terceiro, completando o pódio totalmente da SEAT.
Mas a corrida não foi simples como parece. Quando eles atravessaram a linha na largada lançada, Félix Porteiro bateu em James Thompson, mandando o piloto da N.technology Honda rodando pela pista. Ele acertou Jordi Gené, Alain Menu, Robert Huff, Pierre-Yves Corthals e Stefano D’Aste. Gené, Huff e Corthals escaparam relativamente limpos quando voltaram à corrida, mas Menu caiu para o fundo do pelotão. D’Aste retornou depois de um longo pit-stop e Porteiro não conseguiu continuar, apesar de conseguir trazer seu carro para os boxes para que seus mecânicos o consertem para a segunda prova. Thompson também ficou fora da corrida, deixando seu carro parado no meio da pista.
Yvan Muller liderou a corrida deste ponto sobre Tarquini, e Rydell, mas as coisas lá atrás estavam ficando interessantes. Huff lutou e ultrapassou Alessandro Zanardi sobre a linha de chegada quando os carros completaram a primeira volta, demonstrando o potencial de velocidade do Chevrolet Lacetti. Seu companheiro Nicola Larini, que fez uma bela largada, assumindo a quarta posição, foi ultrapassado pelas BMW de Augusto Farfus Jr. e Andy Priaulx.
O brasileiro encontrou um meio de ultrapassá-lo e então tentou ultrapassar Rydell, mas foi forçado a ficar atrás depois que teve a porta fechada. Então Priaulx alcançou Farfus, e começou a parecer que o brasileiro começou a enfrentar problemas com seu carro. Dentro de uma volta ele foi forçado a parar no final da reta principal com fumaça saindo do seu carro.
Na metade da prova, Tarquini assumiu a liderança quando conseguiu tirar a vantagem de Muller, mas algumas voltas depois, Tarquini deixou seu companheiro passar. Então Muller terminou à frente de seus rivais Tarquini e Rydell, com Priaulx em quarto e Monteiro, o pior SEAT no treino classificatório de ontem, atrás dele, em quinto.
Larini terminou em sexto depois de um incidente com Rydell na última volta da corrida. Ele tentou passar o piloto da SEAT, fez contato e forçou Rydell a cortar a chicane. Rydell diminuiu para não ser punido, mas Larini sofreu um dano e começou a cair, terminou à frente de seu companheiro de equipe. Huff ultrapassou Gené nas voltas finais e assumiu a sétima posição, e Gené largará da pole na segunda corrida.
Corthals e Franz Engstler tiveram uma boa luta entre os Independentes. Corthals sofreu nas retas depois do incidente na primeira volta com Thompson, mas pode superar Engstler nas curvas, ficando com a vitória.
Confira o resultado da primeira corrida em Monza:
1) Yvan MULLER (FRA/SEAT Leon TDI)
2) Gabriele TARQUINI (ITA/SEAT Leon TDI)
3) Rickard RYDELL (SUE/SEAT Leon TDI)
4) Andy PRIAULX (ING/BMW 320si)
5) Tiago MONTEIRO (POR/SEAT Leon TDI)
6) Nicola LARINI (ITA/Chevrolet Lacetti)
7) Robert HUFF (ING/Chevrolet Lacetti)
8) Jordi GENE (ESP/SEAT Leon TDI)
9) Alessandro ZANARDI (ITA/BMW 320si)
10) Jorg MULLER (ALE/BMW 320si)
11) Tom CORONEL (HOL/SEAT Leon)
12) Alain MENU (SUI/Chevrolet Lacetti)
13) Pierre-Yves CORTHALS (BEL/SEAT Leon)
14) Franz ENGSTLER (ALE/BMW 320si)
15) Sergio HERNANDEZ (ESP/BMW 320si)
16) Manabu ORIDO (JAP/Chevrolet Lacetti)
17) Takayuki AOKI (JAP/BMW 320si)
18) Andrey ROMANOV (RUS/BMW 320si)
19) Ibrahim OKYAY (TUR/BMW 320si)
20) George TANEV (BUL/BMW 320si)
21) Yukinori TANIGUCHI (JAP/Honda Accord Euro R)
22) Kirill LADYGIN (RUS/Lada 110)
23) Kristian POULSEN (DIN/BMW 320si)
24) Stefano D’ASTE (ITA/BMW 320si)
OUT) Augusto FARFUS (BRA/BMW 320si)
OUT) Felix PORTEIRO (ESP/BMW 320si)
OUT) Viktor SHAPOVALOV (RUS/Lada 110)
OUT) Jaap VAN LAGEN (HOL/Lada 110)
OUT) James THOMPSON (ING/Honda Accord Euro R)
OUT) Duarte FELIX DaCOSTA (POR/SEAT Leon)