Por Victor D. Berto
Enquanto todos os olhos estavam na frente do grid para a primeira corrida, o drama aconteceu no fundo dele. O SEAT León Tdi de Gabriele Tarquini ficou parado no grid e os carros tiveram que desviar dele durante a largada parada. James Thompson e Yvan Muller fugiram para não acertarem o carro, mas Félix Porteriro não teve tanta sorte. Ele estava acelerando atrás de Mullher, e quando colocou por dentro para ultrapassá-lo, mas ele não viu o SEAT parado e bateu na traseira de Tarquini. Ambos os pilotos saíram sem ferimentos, mas o mesmo não pode ser dito sobre os carros, já que a frente de Porteiro e a traseira de Tarquini ficaram completamente destruídas.
Antes do Safety Car ser colocado na pista, Thompson ultrapassou Robert Huff, da Chevrolet, pela terceira posição em seu Honda Accord. Augusto Farfus Jr. não fez uma boa largada, e então Jörg Müller liderou Nicola Larini, Thopson e Huff atrás do carro de segurança. Os pilotos foram forçados a irem pelo pit-lane para que a pista pudesse ser limpa.
Na relargada Müller largou bem, mas Thompson ultrapassou Larini, no mesmo lugar onde ele e Alain Menu tiveram um acidente na primeira corrida. Huff imediatamente alcançou Larini, e eventualmente realizou a ultrapassagem assim que seu Chevrolet pareceu mais forte do que o do seu companheiro de equipe.
Thompson logo alcançou o líder, e com velocidade superior nas retas, tirou a liderança do alemão. Thompson conquistou uma merecida vitória depois de um fim de semana onde o inglês e o carro funcionaram cada vez melhores. Ele teve uma primeira corrida fantástica ao alcançar o pódio, e então ele correu ainda melhor pela vitória. Não teve medo de fazer as ultrapassagens que necessitou, algumas que foram complicadas.
Müller ficou com a segunda posição depois de defender sua posição dos carros da Chevrolet. Huff terminou em terceiro, encerrando um excelente fim de semana. Larini ficou com a quarta posição, à frente dos carros da SEAT de Yvan muller e Rickard Rydell. Os pilotos da BMW Andy Priaulx, Farfus Jr. e Alessandro Zanardi tomou as três seguintes posições, com o piloto Sergio Hernández completando a prova na décima posição, vencendo entre os Independentes.
Em adição ao acidente da primeira volta, houve alguns outros acidentes durante a corrida. Tiago Monteiro teve um momento na grama durante a primeira volta e mais tarde, depois da relargada, ele acertou Franz Engstler e Pierre-Yves Corthals. Farfus e Muller curtiram uma briga por posição durante a corrida, mas o carro do brasileiro não estava bem e acabou perdendo posições para Rydell e Priaulx.
O plano de Hernández, de ultrapassar alguns carros de fábrica durante a segunda corrida, não funcionou e ele perdeu posições para Rydell, Priaulx e Zanardi, colocando-o fora dos pontos. No entanto, ele ainda assim venceu na sua divisão e aumentou sua vantagem na liderança.
O campeonato continuará em Monza, em duas semanas, no fim de semana de 4 de outubro, para as etapas 19 e 20.
Confira o resultado da segunda corrida em Ímola:
1) James THOMPSON (GBR/Honda Accord Euro R)
2) Jorg MULLER (GER/BMW 320si)
3) Robert HUFF (GBR/Chevrolet Lacetti)
4) Nicola LARINI (ITA/Chevrolet Lacetti)
5) Yvan MULLER (FRA/SEAT Leon TDI)
6) Rickard RYDELL (SWE/SEAT Leon TDI)
7) Andy PRIAULX (GBR/BMW 320si)
8) Augusto FARFUS (BRA/BMW 320si)
9) Alessandro ZANARDI (ITA/BMW 320si)
10) Sergio HERNANDEZ (ESP/BMW 320si)
11) Tiago MONTEIRO (POR/SEAT Leon TDI)
12) Alain MENU (SUI/Chevrolet Lacetti)
13) Pierre-Yves CORTHALS (BEL/SEAT Leon)
14) Franz ENGSTLER (GER/BMW 320si)
15) Tom CORONEL (NED/SEAT Leon)
16) Stefano D’ASTE (ITA/BMW 320si)
17) Jordi GENE (ESP/SEAT Leon TDI)
18) Jaap van LAGEN (NED/Lada 110)
19) George TANEV (BUL/BMW 320si)
20) Andrey ROMANOV (RUS/BMW 320si)
21) Ibrahim OKYAY (TUR/BMW 320si)
22) Kirill LADYGIN (RUS/Lada 110)
Não completaram a prova:
Felix PORTEIRO (ESP/BMW 320si)
Gabriele TARQUINI (ITA/SEAT Leon TDI)