Por Victor D. Berto
Yvan Muller, piloto da SEAT, venceu pela primeira vez em Ímola, ultrapassando seu companheiro de equipe e pole-position Rickard Rydell na primeira curva. Depois desta ultrapassagem, a dupla de pilotos liderou toda a corrida, apesar de Rydell ter que defender sua posição dos carros da Chevrolet.
Robert Huff correu a maior parte da prova na terceira posição depois de uma bela largada e pular na frente do seu companheiro de equipe Alain Menu.
No entanto, o piloto da corrida, deve ter sido James Thompson, da Honda. Ele caiu de quinto para oitavo na largada, mas então começou a ultrapassar carro após carro. Primeiro na sua lista foram as BMW de Jörg Müller e Augusto Farfus Jt., então ele fez uma brilhante ultrapassagem para pegar Nicola Larini na Rivazza 1, e logo depois disto Gabriele Tarquini.
Sua ultrapassagem mais controvérsia foi em Alain Menu, que colocou uma grande resistência. Eventualmente, Thompson e Menu bateram na freada da Tamburello e o contato fez com que o piloto da Chevrolet rodasse e, para a brita.
A última movimentação de Thompson foi na última volta quando ele ultrapassou Huff; seu compatriota defendeu desesperadamente o pódio, mas não conseguiu e Thompson terminou a prova no pódio.
Huff ficou na quarta posição, à frente de Tarquini e seu companheiro de equipe Larini. Farfus Jr. e Müller ficaram com a sétima e oitava posições, respectivamente e, eles largarão da primeira fila na segunda corrida.
Sergio Hernández começou a corrida dos Independentes da pole-position, e permaneceu lá, vencendo. No entanto, ele também terminou num brilhante nono lugar na geral, à frente de vários carros de fábrica, incluindo Porteiro, Priaulx e Zanardi.
Atrás dos dez primeiros colocados, houve algumas brigas por posições durante a corrida. Priaulx e Gené tiveram alguns desentendimentos, antes de Coronel se envolver. O holandês ultrapassou Gené e então tentou pular sobre a zebra para ultrapassar Priaulx. No final da corrida, Gené teve mais problemas, quando D’Aste lutou com ele pela 17ª posição.
Zanardi e Monteiro tiveram um toque na última volta enquanto lutavam pela nona posição. Okyay não conseguiu terminar a prova, já que ele teve que abandonar o carro na lateral do traçado, enquanto os pilotos da Lada, Ladygin e Shapovalov, pararam com problemas técnicos.
Depois de uma grande corrida, Muller aumentou sua vantagem na liderança para 8 pontos à frente de Tarquini, enquanto o campeão Priaulx caiu para quinto, atrás de Rydell e Huff.
Confira o resultado da primeira prova em Ímola:
1) Yvan MULLER (FRA/SEAT Leon TDI)
2) Rickard RYDELL (SWE/SEAT Leon TDI)
3) James THOMPSON (GBR/Honda Accord Euro R)
4) Robert HUFF (GBR/Chevrolet Lacetti)
5) Gabriele TARQUINI (ITA/SEAT Leon TDI)
6) Nicola LARINI (ITA/Chevrolet Lacetti)
7) Augusto FARFUS (BRA/BMW 320si)
8) Jorg MULLER (GER/BMW 320si)
9) Sergio HERNANDEZ (ESP/BMW 320si)
10) Felix PORTEIRO (ESP/BMW 320si)
11) Andy PRIAULX (GBR/BMW 320si)
12) Alessandro ZANARDI (ITA/BMW 320si)
13) Tiago MONTEIRO (POR/SEAT Leon TDI)
14) Pierre-Yves CORTHALS (BEL/SEAT Leon)
15) Tom CORONEL (NED/SEAT Leon)
16) Franz ENGSTLER (GER/BMW 320si)
17) Jordi GENE (ESP/SEAT Leon TDI)
18) Stefano D’ASTE (ITA/BMW 320si)
19) Jaap van LAGEN (NED/Lada 110)
20) Andrey ROMANOV (RUS/BMW 320si)
21) George TANEV (BUL/BMW 320si)
Não completaram a prova:
Alain MENU (SUI/Chevrolet Lacetti)
Viktor SHAPOVALOV (RUS/Lada 110)
Ibrahim OKYAY (TUR/BMW 320si)
Kirill LADYGIN (RUS/Lada 110)