Por Victor D. Berto
Gabriele Tarquini cravou a volta mais rápida no segundo treino livre no novo circuito de Ímola e ele ficou aproximadamente três décimos à frente do segundo colocado, seu companheiro de equipe na SEAT, Rickard Rydell. O italiano cravou o novo recorde da pista para assegurar a pole-position, com o primeiro tempo abaixo de 1:55. James Thompson colocou sua Honda na terceira posição, o que mostra que pode ser extremamente competitivo durante à tarde. Ele liderou por alguns minutos durante a sessão, depois a liderança foi alterada para os mais rápidos.
Um piloto independente conseguiu a quarta posição; Pierre-Yves Corthals superou muito dos pilotos mais rápidos no campeonato. Robert Huff conseguiu a quinta posição, já a Chevrolet continuou melhorando, à frente da primeira das BMW de Augusto Farfus Jr., que ficou na sexta posição. Jörg Müller mostrou que as BMW estão começando a melhorar, vindo na sétima posição, com o Chevrolet de Alain Menu atrás dele. Tiago Monteiro ficou na nona posição com Félix Porteiro em décimo.
Novamente alguns pilotos tiveram problemas em ficar dentro da pista: O russo Kirill Ladygin rodou entre as duas Rivazza; Tom Coronel saiu na Acque Minerali, mas rapidamente retornou. Huff também rodou na mesma curva, e Yvan Muller na Tamburello. O piloto da Petrol GT, Geroge Tanev, perdeu seu carro na Villeneuve e acabou abandonando na brita.