Depois de Curitiba, é a vez de Puebla receber neste fim de semana (29 e 30 de julho) o Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC). A primeira passagem da categoria pelo Brasil marcou a metade da temporada, que entra agora na fase decisiva, com a realização da 11ª e 12ª etapas, das 20 programadas no ano.
O brasileiro Augusto Farfus Júnior, da Alfa Romeo, foi o pole position na prova de Curitiba, mas não conseguiu segurar os pilotos da Seat e terminou em terceiro na corrida de abertura. Na segunda etapa abandonou após um acidente e caiu para a 9ª posição no campeonato, que agora é liderado por Andy Priaulx (BMW).
Farfus prevê mais uma etapa com domínio dos carros da Seat. “No ano passado eles já andaram bem em Puebla e agora não será diferente. Mas vamos tentar desbanca-los e voltar a vencer”, destaca. O otimismo de Farfus se deve ao bom desempenho dos pilotos da Alfa Romeo na etapa brasileira. “Subimos ao pódio nas duas corridas demonstrando nossa evolução. Fizemos várias reuniões esta semana e vamos testar alguns novos ajustes no México”, adianta.
Uma das novidades para a etapa deste domingo é uma pequena mudança no traçado do circuito de Puebla. As alterações foram feitas no final da reta dos boxes, com o estreitamento da curva 1. Com isso, o traçado passa de 3.130 metros para 3.360 metros. “As mudanças visam aumentar a segurança e evitar acidentes, como os que ocorreram com o Jörg Muller (BMW) e o Adriano De Micheli (Honda) no ano passado”, lembra Farfus.
Chegada a metade do Campeonato, 29 pilotos já entraram na pista, sendo que 7 deles venceram, colocando no alto do pódio todas as marcas representadas oficialmente na categoria (Alfa Romeo, BMW, Chevrolet e Seat). Mas apenas Andy Priaulx conquistou mais de uma vitória. Até agora, o líder do Campeonato venceu quatro etapas, mas nem assim conseguiu abrir uma grande vantagem, já que tem apenas 3 pontos a mais que o vice-líder James Thompson e 16 sobre Farfus.
A programação deste fim de semana prevê um teste na tarde de sexta-feira (28). No sábado, acontecem dois treinos livres de 30 minutos e o treino classificatório, que define o grid de largada. O warm up abre a programação de domingo, que terá como atrações principais a 11ª e 12ª etapas, que serão transmitidas ao vivo pelo canal a cabo BandSports e pelo site www.fiawtcc.com.