Em pleno clímax da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil vai dando seguimento à sua rotina esportiva, o que inclui o automobilismo. Interlagos receberá a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, mas será o autódromo de Curitiba que sediará o maior evento da velocidade do fim de semana. A vedete é o World Touring Car Championship, ou Campeonato Mundial de Carros de Turismo, promovido pela FIA, que visita o país pela primeira vez e disputará duas provas. A abertura dos trabalhos, no entanto, caberá ao Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, que entra na pista a partir das 12h00 da sexta-feira para a primeira sessão de treinos livres.
O circuito receberá ainda uma etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, versão local do WTCC que a Confederação Brasileira de Automobilismo tenta trazer de volta aos seus bons tempos – o final dos anos 80 foram o auge deste torneio. “A programação será agitada”, comenta Diego Nunes (Chocolates Garoto/Aura), que é um dos principais nomes da F-3. “Já nesta sexta-feira teremos uma decisão importante: a briga pela pole da 8ª etapa, que será disputada no sábado”, antecipa Nunes, que é autor de quatro das sete pole positions colocada em jogo este ano pela F-3.
Tanto o WTCC quanto o Brasileiro de Marcas farão apenas treinos livres na sexta-feira. No sábado as duas categorias realizarão suas tomadas de tempo para formação de seus respectivos grids para as corridas do dia seguinte. O domingo verá o WTCC realizando duas provas, com o grid da segunda corrida formado pelo resultado da primeira. O Campeonato Brasileiro de Marcas encerrará a programação, com a largada de sua corrida às 15h45 do domingo. “Tanto para o pessoal da F-3 quanto para os pilotos do WTCC o fim de semana será bastante tenso pois vamos realizar duas corridas, o que significa que muita coisa no Campeonato pode ser decidida em Curitiba”, opina Diego Nunes. “Nós da F-3 já estamos acostumados a fazer rodadas duplas, mas mesmo assim fazer duas provas no mesmo fim de semana sempre eleva o nível de adrenalina em qualquer categoria”, completa o piloto da Chocolates Garoto/Aura.