Hoje (01) o dia não foi dos melhores para a equipe Alfa Romeo na disputa da segunda etapa do Campeonato Mundial de Super Turismo (WTCC), no autódromo francês de Magny-Cours. Mesmo com todo otimismo dos engenheiros, mecânicos e de seus pilotos, o brasileiro Augusto Farfus Júnior (Credicard), os italianos Gabriele Tarquini e Fabrizio Giovanardi e o inglês James Thompson, a escuderia vermelha viu, diversas vezes, as BMW´s se aproximarem pelo retrovisor – isso quando já não largavam na frente, e então passarem sem grandes dificuldades. O que predominou no traçado francês, colocando a marca alemã no pódio nas duas baterias e a italiana em nenhuma, foi a tração traseira, peça chave para uma pista como Magny-Cours, onde, com curvas de baixa velocidade e truncadas, as saídas precisam ser rápidas, coisa que as Alfas, por utilizarem tração dianteira, não oferecem.
Largando em terceiro na primeira bateria, Augusto, o único piloto brasileiro nessa competição mundial, conseguiu ainda bons resultados, pontuando nas duas provas- cada etapa é composta por duas baterias de 53 km: na primeira, o paranaense de 21 anos cruzou a linha de chegada em oitavo, garantindo assim um ponto para sua tabela de classificação. Depois, na segunda corrida do dia, Augusto fechou o dia na quinta colocação, com mais quatro pontos e na grama. Depois de cruzarem a linha de chegada, Dirk Muller, da BMW, que terminou a corrida em segundo, deu um “cavalinho de pau” na pista, em comemoração ao resultado da marca alemã em Magny Cours e como uma provocação à maior rival da BMW, a equipe Alfa Romeo, atingindo em cheio o carro do brasileiro, que vinha logo atrás. Com a batida, Augusto foi parar do outro lado da pista, no meio do gramado. A direção da prova começou a analisar o caso logo após o incidente, mantendo o resultado sob judice, podendo assim, Dirk Muller ser desclassificado dessa etapa. Nas duas provas de hoje (01) a vitória foi da BMW do piloto Jorg Muller.
“A comemoração do Dirk Muller foi muito perigosa. Ele alega que o carro quebrou logo depois que cruzou a linha de chegada. Vamos ver, né! A direção da prova vai ver! Espero que seja verdade, porque não é possível que um piloto como ele tenha feito algo tão infantil só pra se divertir. Quanto ao nosso desempenho, não foi o que esperávamos. Chegamos aqui contando com uma disputa forte, pesada mesmo com a BMW, mas não ficarmos pra trás assim. Agora é trabalhar muito pra recuperar esses pontos na próxima etapa”, fala Augusto, que agora passou a ocupar a sétima colocação do Campeonato com 11 pontos, contra 29 do líder, o alemão Dirk Muller. O próximo encontro do WTCC acontece no dia 15 de maio, no circuito inglês de Silverstone.
CINCO PRIMEIROS COLOCADOS NA 1ª BATERIA – MAGNY COURS, FRANÇA (DOMINGO, 01)
1º) Jorg Muller – GER – BMW – 22min19seg545; 2º) Andy Priaulx – GBR – BMW; 3º) Rickard Rydell – SWE – SEAT; 4º) Gabriele Tarquini – ITA – ALFA ROMEO; 5º) Antonio Garcia – ESP – BMW
CINCO PRIMEIROS COLOCADOS NA 2ª BATERIA – MAGNY COURS, FRANÇA (DOMINGO, 01)
1º) Jorg Muller – GER – BMW – 22 min23seg707; 2º) Dirk Muller – GER – BMW; 3º) Andy Priaulx – GBR – BMW; 4º) Antonio Garcia – ESP – BMW; 5º) Augusto Farfus Junior – BRA – Alfa Romeo
DEZ PRIMEIROS COLOCADOS DO WTCC – APÓS DUAS ETAPAS
1º) Dirk Muller – BMW – 29 pontos
2º) Jorg Muller – BMW – 25 pontos
3º) Andy Priaulx – BMW – 23 pontos
4º) Antonio Garcia – BMW – 19 pontos
5º) Gabriele Tarquini – ALFA ROMEO – 14 pontos
6º) James Thompson – ALFA ROMEO – 12 pontos
7º) Augusto Farfus Junior – ALFA ROMEO – 11 pontos
8º) Jordi Gene – SEAT – 08 pontos
9º) Rickard Rydell – SEAT – 07 pontos
10º) Fabrizio Giovanardi – ALFA ROMEO – 06 pontos