A equipe TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team garantiu as quatro primeiras posições pela segunda vez consecutiva no Campeonato Mundial de Rali da FIA de 2026, com Elfyn Evans conquistando mais uma vitória na neve do Rali da Suécia e liderando mais um domínio do GR Yaris Rally1.
Após a vitória no Rali de Monte Carlo do mês passado, esta é a primeira vez que uma fabricante ocupa todas as posições do pódio em etapas consecutivas do WRC desde 2010. A última vez que este feito foi alcançado nas duas primeiras etapas de uma temporada foi em 1984.
Este é o segundo ano consecutivo em que Evans e seu copiloto Scott Martin vencem o único rali de inverno do WRC e o terceiro triunfo da dupla na Suécia. Isso faz do galês um dos pilotos mais bem-sucedidos do evento vindos de fora dos países nórdicos, igualando o número de vitórias conquistadas por seu companheiro de equipe Sébastien Ogier, bem como por Kenneth Eriksson e Tommi Mäkinen.
“Foi um ótimo fim de semana para nós e para toda a equipe aqui na Suécia. O carro foi incrível de pilotar, então um grande obrigado à equipe. É uma sensação incrível pilotar nessas especiais rápidas em condições de inverno tão boas, e quando você se sente bem no carro, é sempre um prazer. Foi um ótimo começo de ano, mas ainda é cedo e precisamos continuar trabalhando duro”, disse Evans.
Assim como em 2025, a vitória de Evans veio após uma emocionante batalha com seu companheiro de equipe Takamoto Katsuta, que se estendeu até o último dia. Evans havia cedido a liderança para Katsuta no final da sexta-feira, após enfrentar condições difíceis de neve enquanto ocupava a segunda posição na estrada, mas recuperou a ponta no sábado e abriu uma vantagem de 13s3 para a última etapa.
Evans e Katsuta conquistaram uma vitória cada um na especial de Västervik, disputada na manhã de domingo, mas Evans fez o suficiente na Power Stage, que encerrou o rali, para garantir a vitória por 14s3. Evans também superou Katsuta por um segundo para liderar a classificação do Super Domingo e ficou em segundo lugar no Power Stage, apenas 0s1 do melhor tempo, somando 34 pontos e assumindo a liderança do campeonato.
O jovem piloto finlandês Sami Pajari terminou em terceiro lugar geral ao lado do copiloto Marko Salminen, enquanto que o sueco Oliver Solberg e o copiloto Elliott Edmondson se recuperaram de problemas no primeiro dia para terminarem em quarto lugar, completando o excelente resultado da equipe e somando pontos extras com o terceiro lugar no Super Sunday e o quarto no Power Stage. Vencedor em Monte Carlo, Solberg passa a ser o vice-líder e Katsuta ocupa a terceira colocação do campeonato de pilotos. A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team lidera o campeonato de fabricantes com 117 pontos, colocando 51 pontos de vantagem para a segunda colocada.
A terceira etapa do WRC será disputada no Quênia entre os dias 12 e 15 de março.
