Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, espera que o retorno do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) ao Japão em 2019, possa atrair a Mitsubishi e a Subaru de volta à categoria.
As três marcas japonesas fizeram história no WRC durante os anos 90, fechando os três primeiros lugares na classificação dos fabricantes em 1998 e 1999.
Após o brilho na categoria, a Toyota mudou seu foco para a Fórmula 1. A Mitsubishi retirou-se da série antes da temporada de 2006, e a Subaru interrompeu seu esforço de fábrica em 2008. Desta forma, foram oito temporadas antes de uma fabricante japonesa retornar ao WRC, quando a Toyota se reuniu de volta em 2017.
“A Toyota é a única fabricante japonesa a participar do WRC, nós costumávamos ter Mitsubishi e Subaru conosco. O desafio da Toyota é estimular todos os fãs de rally”, disse Toyoda em declarações ao ‘Autosport’.
“Muitos fãs se lembram da Toyota, Subaru e Mitsubishi e espero que o WRC vindo ao Japão estimule não apenas a Toyota, mas todos os fabricantes – gostaríamos de vê-los de volta”, acrescentou.
Um evento teste deve ser promovido em novembro no Japão. Caso tudo ocorra como esperado, o Rali japonês provavelmente voltará ao WRC no próximo ano, pela primeira vez desde 2010.
O evento seria realizado na principal ilha de Honshu, a duas horas de distância de Tóquio, incluindo uma rota de asfalto com um misto de estágios técnicos e de alta velocidade.
Um calendário de 14 rodadas, excluindo a etapa de Córsega e incluído o Chile e o Japão, deve ser proposto ao Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em setembro.
