O Campeonato Mundial de Rally viajou para o Círculo Polar Ártico pela primeira vez nesta semana impulsionado uma das mais fortes inscrições da linha de frente nos últimos anos. Nunca em seus 49 anos de história a série se aventurou tão ao norte e o Rally do Ártico na Finlândia tem 13 World Rally Cars prontos para a batalha no paraíso de inverno da Lapônia.
Essa segunda rodada é a única de inverno puro do ano. As florestas congeladas ao redor de Rovaniemi terão velocidades máximas superiores a 200 km/h, conforme os pneus cravejados da Pirelli cavam no gelo espesso que cobre as estradas de cascalho para fornecer uma boa aderência.
Após a vitória na primeira rodada no mês passado no Rallye Monte-Carlo, o heptacampeão mundial Sébastien Ogier lidera o campeonato. Como a maioria dos pioneiros, o francês não tem experiência nas estradas do Ártico e achou difícil se preparar da maneira usual.
“Esse é provavelmente o evento em que há menos vantagem em olhar para os onboards anteriores, porque muitas vezes os bancos de neve podem estar em locais diferentes. Eles dão uma ideia do que esperar em termos de perfil e velocidade geral, mas não são realmente uma grande ferramenta de trabalho”, disse Ogier.
O heptacampeão fez elogios ao jovem piloto Rovanperä, de 20 anos. “É o rally onde pode realmente acontecer. No ano passado, já nas condições de inverno da Suécia ele estava muito rápido e provavelmente na neve ele dirigiu mais quilômetros do que quase qualquer piloto no campeonato, mesmo sendo o mais novo. Ele vai ser muito forte”.
O piloto Teemu Suninen está de olho em um forte desempenho em casa depois de uma queda na abertura da temporada. Ele é acompanhado por Gus Greensmith e herdeiro de Lorenzo Bertelli, competindo pela primeira vez desde 2019, no Fiesta World Rally Cars para a equipe M-Sport Ford.
O piloto Oliver Solberg fará sua estreia na primeira divisão em um i20 da Hyundai 2C Compétition. Os preparativos e foram perturbados por uma mudança tardia de co-piloto, com Seb Marshall substituindo Aaron Johnston.
Essa etapa do rally começa nesta sexta-feira (26) e os pilotos enfrentam 10 testes de velocidade cobrindo 251,08 km antes do final da tarde de domingo.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Pré-temporada da Porsche Cup, Porsche Experience e lançamentos da F1 2021:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
