O piloto Ott Tänak começou bem nas florestas congeladas da Lapônia ao vencer os dois primeiros testes de velocidade para construir uma liderança dominante no Rally do Ártico da Finlândia na noite dessa sexta-feira (26). O estoniano foi bem no primeiro dos três dias de ação na etapa Ártico. Ele foi o mais rápido no primeiro teste de Sarriojärvi de 31,05 km por 3,6 segundos.
Tänak voltou da parada noturna em Rovaniemi com uma vantagem de 16,2 segundos sobre o companheiro de equipe Craig Breen. O herói da casa Kalle Rovanperä ficou 20,4 segundos atrás na terceira posição, com o seu Toyota Yaris.
“Tentei ser o mais simpático possível com os pneus da superfície dura. Ainda está muito, muito no início do rally, então não há razão para pensar em nada. Foi uma etapa típica da Finlândia em montanha-russa desafiadora, muito técnica”, disse Tänak.
Os pneus da Pirelli proporcionaram uma boa aderência enquanto a borracha cravejada com ponta de tungstênio penetrava na neve e nas estradas cobertas de gelo. Tänak foi um dos poucos pioneiros a apostar em apenas um pneu sobressalente para as duas etapas.
Os três primeiros tempos em ambas as etapas colocaram o Craig Breen à frente de Kalle Rovanperä, de 20 anos. “Fiquei preso em um banco de neve por um tempo. Achei que teria mais tempo para entrar em um cruzamento, mas fui longe e acertei a retaguarda. Não podemos cometer erros como esse de novo”, afirmou Rovanperä.
O líder do campeonato, Sébastien Ogier, ficou quase 50 segundos atrás da líder, na nona posição. As condições da estrada melhoraram progressivamente, então ser o primeiro da ordem foi uma tarefa difícil para o francês, especialmente porque os flocos de neve deixaram pó solto na superfície para a segunda passagem.
A maior parte do rally acontece neste sábado (27). Uma rota compacta no sentido horário a sudeste de Rovaniemi é conduzida duas vezes, com serviço no meio. A etapa final é executada no escuro e os seis testes somam 144,04km de ação.
Classificação geral desta sexta-feira (26) do Rally do Ártico da Finlândia:
- O. Tänak/M. Järveoja – Hyundai i20: 31min 50.7s
- C. Breen/P. Nagle – Hyundai i20: +16.2s
- K. Rovanperä/J. Halttunen – Toyota Yaris: +20.4s
- T. Neuville/M. Wydaeghe – Hyundai i20: +29.8s
- E. Evans/S. Martin – Toyota Yaris: +32.0s
- T. Suninen/M. Markkula – Ford Fiesta: +34.5s
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Lançamento da equipe Ferrari, Alfa Romeo C41 na pista e mais…:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
