No último domingo (12), o piloto Kalle Rovanperä conquistou sua segunda vitória no WRC depois de dominar o Rally de Acrópole, na Grécia. O finlandês liderou praticamente todo os quatro dias em estradas de montanhas rochosas no centro da Grécia para vencer por 42,1 segundo, no seu Toyota Yaris. A vitória veio dois meses depois de ele se tornar o mais jovem vencedor da história do WRC, na Estônia.
O piloto Ott Tänak terminou em segundo lugar depois de um susto, com o líder do campeonato, Sébastien Ogier, completando o pódio em terceiro. O piloto francês ampliou sua vantagem de pontos no campeonato para 44, com apenas três rodadas restantes.
após uma ausência de oito anos no calendário do WRC, a chuva na corrida tornou as condições imprevisíveis no Rally na Grécia. As pistas de cascalho foram intercaladas com seções lamacentas, garantindo uma direção imprevisível e escolhas difíceis de pneus.
Rovanperä assumiu a liderança no terceiro teste de velocidade na manhã de sexta-feira (10) e nunca mais foi alcançado pelos rivais. Ele, Tänak e Ogier estava com apenas por 3,9s de diferença, mas uma reviravolta no sábado (11) resultou em quatro vitórias consecutivas e quase 40s de vantagem para o piloto.
“Talvez não me sentisse o mais confortável vindo aqui, mas só mostra que agora tudo está a correr bem para nós e que podemos dar o nosso melhor. Tínhamos um carro perfeito e também um rally difícil e ele estava correndo sem problemas o tempo todo,” disse Rovanperä.
O jovem piloto administrou sua vantagem nas etapas restantes e selou um fim de semana perfeito com o máximo de pontos de bônus por vencer o Wolf Power Stage. Rovanperä e Ogier aumentaram a liderança da equipe Toyota Gazoo na classificação dos construtores para 57 pontos sobre a Hyundai Motorsport.
A próxima parada do campeonato mundial de rally é na Finlândia. A prova mais rápida do calendário acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de outubro, na cidade de Jyväskylä, no centro-sul do país.
Classificação final do Rally de Acrópole do WRC:
- K. Rovanperä/J. Halttunen – Toyota Yaris: 3h 28min 24,6s
- O. Tänak/M. Järveoja – Hyundai i20: + 42,1s
- S. Ogier/J. Ingrassia – Toyota Yaris: + 1min 11,3s
- D. Sordo/C. Carrera – Hyundai i20: + 3min 01.0s
- G. Greensmith/C. Patterson – Ford Fiesta: + 5min 45.0s
- E. Evans/S. Martin – Toyota Yaris: + 6min 42.7s
Classificação do campeonato mundial de pilotos após o Rally de Acrópole:
- Sébastien Ogier: 180 pontos
- Elfyn Evans: 136 pontos
- Thierry Neuville 130 pontos
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
