A equipe Toyota Gazoo Racing anunciou sua formação para o Campeonato Mundial de Rally de 2021 e, embora os pilotos continuem os mesmos, o chefe da equipe Tommi Mäkinen assumirá uma nova função, com Jari-Matti Latvala assumindo o seu cargo. O tetracampeão do WRC, Mäkinen, lidera a equipe de rally da Toyota desde 2017, conquistando o título na sua segunda temporada, com dois vice-campeonatos em 2019 e 2020, mas a partir do próximo ano ele assumirá uma nova posição de Conselheiro de Motorsport.
O piloto mais experiente na história do WRC, com mais de 200 largadas e 18 vitórias, se tornará o chefe da equipe selecionado por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, para trazer uma “perspectiva do piloto para uma equipe de gerenciamento”. Latvala tem sido uma figura chave no retorno da Toyota ao WRC desde 2017, conquistando a primeira vitória da equipe desde 1999, mas este ano correu com sua própria equipe, a Latvala Motorsport, em apenas uma etapa, na Suécia.
“Faz um ano desde que demos a Jari-Matti a saída da equipe como piloto. E agora, estou muito feliz por estar entregando esta mensagem novamente. Ao pensar em nossa nova equipe de 2021, o rosto de Jari-Matti primeiro veio à minha mente. Isso porque houve muitas situações em que senti empatia por ele desde que nos conhecemos”, disse Toyoda sobre Latvala.
O presidente da Toyota Motor Corporation afirmou que as atitudes de Latvala podem fortalecer a equipe. “Ele se preocupava com todos da equipe como mecânicos e engenheiros e sempre falava com eles. Acredito que esse tipo de atitude e caráter fortaleceu muito a equipe e ajudou a levar ao título de fabricante. (…) Acredito que isso trará força para a equipe. Eu confio nele para liderar a nova Toyota Gazoo Racing World Rally Team e estou ansioso para subir no teto do Yaris com ele”.
Latvala contou que está honrado em assumir essa nova posição e que está animado com os novos desafios. “Estou realmente honrado por assumir esta posição com a equipe e pela confiança que Akio Toyoda demonstrou em mim. Estou muito animado para continuar o trabalho que ele começou junto com Tommi, tendo feito parte desta equipe desde o início como piloto”.
“Agora, como chefe de equipe, tenho que ver o quadro geral: tenho que motivar todos na equipe a trabalharem juntos para alcançar os melhores resultados. É um novo desafio e estou pronto para ele. Claro, sempre há espaço para melhorias e eu quero usar o que aprendi ao longo dos anos como um piloto e trabalhar junto com os diretores de equipe para tornar esta equipe bem-sucedida”, concluiu Latvala.
A formação da equipe permanecerá a mesma, com o campeão da WRC de 2020 Sébastien Ogier, Elfyn Evans e Kalle Rovanperä.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: GP de São Paulo de F1 CONFIRMADO até 2025:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
