Os três fabricantes do Campeonato Mundial de Rally se comprometeram com a nova era híbrida do esporte, que vai acontecer de 2022 a 2024. Os atuais fabricantes do WRC, Hyundai, M-Sport Ford e Toyota continuarão competindo no rally, que verá os motores híbridos introduzidos pela primeira vez.
O acordo inclui uma contribuição igual do corpo diretivo, a FIA, e dos fabricantes para os custos de desenvolvimento da nova tecnologia, que terá um forte foco na sustentabilidade, segurança e gestão de custos. Apenas a Hyundai confirmou em qual modelo baseará seu novo carro no WRC, o carro de estrada i20 N, que foi inspirado em seu carro de rally mundial i20.
“Não é exagero dizer que a introdução de tecnologia híbrida sustentável para a categoria do WRC marca um dos maiores pontos na história do esporte. É apropriado que uma progressão tão importante seja bem-vinda na temporada de 50 anos do campeonato. Junto com a FIA e os fabricantes, o WRC Promoter está totalmente comprometido com a introdução de carros mais verdes”, disse Jona Siebel, diretor-geral do WRC.
Para manter os custos baixos e aumentar a estabilidade no campeonato, a FIA vai introduzir um compromisso de três anos para os fabricantes, ao invés dos atuais acordos de um ano. “O WRC continua sendo o campeonato mais difícil do automobilismo para carros de produção e a liderança dessas equipes envia uma mensagem positiva sobre seu futuro para outros fabricantes que estão considerando ingressar na série”, explicou Siebel.
Junto com o motor híbrido, a categoria também mudará para combustíveis mais sustentáveis para os carros e para alimentar seus parques de serviço. Para isso, foram lançados editais, junto com estações de recarga e geração de energia.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
