Com herói da casa, TOYOTA GAZOO Racing lidera o WRC na neve sueca

A equipe TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team chega ao Rally da Suécia, etapa que será realizada entre os dias 12 e 15 de fevereiro, com o herói da casa, Oliver Solberg, liderando a classificação do Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC).

Solberg surpreendeu a todos ao liderar o pódio completo da TGR-WRT no Rally de Monte Carlo, prova que abriu a temporada no mês passado, começando sua campanha de estreia com a equipe em grande estilo.

Após enfrentar algumas das condições de inverno mais exigentes dos últimos anos em Monte Carlo, as equipes agora encaram o único evento do WRC disputado exclusivamente em neve e gelo.

“Ir para o meu rali em casa liderando o campeonato é algo incrível que eu jamais poderia ter sonhado. É uma sensação fantástica, mas ainda estou encarando cada rali individualmente, com muito a aprender em cada evento diferente que disputo com este carro. O Rali da Suécia sempre foi o meu rali favorito do ano. Tem um ambiente fantástico, com amigos e família por perto”, diz Solberg.

Com herói da casa, TOYOTA GAZOO Racing lidera o WRC na neve sueca
Oliver Solberg – Foto: TOYOTA GAZOO Racing

O líder do WRC chega na Suécia com uma vantagem inicial de quatro pontos sobre seu companheiro de equipe, Elfyn Evans, bicampeão da prova. A segunda vitória do galês na Suécia, há 12 meses, veio em um emocionante duelo no último dia com o japonês Takamoto Katsuta, que completa a formação da TGR-WRT no campeonato de construtores para esta etapa. O finlandês Sami Pajari compete perto de casa com a TGR-WRT2.

Embora este evento não faça parte do programa de Sébastien Ogier, a TGR-WRT inscreverá novamente cinco carros GR Yaris Rally1 na Suécia, com o popular piloto italiano Lorenzo Bertelli participando de um de seus ralis favoritos através do programa de clientes da equipe pela terceira vez em quatro anos.

Desde 2022, o Rally da Suécia é realizado em Umeå, a maior cidade do norte da Suécia, a uma curta viagem através do Golfo de Bótnia da Finlândia, onde fica a sede da TGR-WRT. A nova localização – mais próxima do Círculo Polar Ártico do que da capital Estocolmo – ajudou a garantir condições climáticas extremas de inverno e proporcionou estradas ainda mais rápidas.

O rali começa nos arredores da cidade na noite de quinta-feira com a versão completa de 10,23 quilômetros do trecho de Umeå. A versão mais curta, Umeå Sprint, acontece no final da sexta-feira, após duas voltas nas florestas ao nordeste, separadas pela assistência do meio-dia. O formato de sábado é semelhante, com um circuito de três trechos cronometrados a oeste, percorridos duas vezes antes e depois da assistência, e outra passagem pela Umeå Sprint no final do dia. O domingo apresenta duas passagens por Västervik, ao nordeste, antes de uma segunda passagem completa pela Umeå, que servirá como Power Stage, encerrando o rali.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.