Enquanto o sucesso do ano passado veio na região de Alsace do país, a vitória de hoje no Tour de Corse – o Rally da França foi em Córsega com o retorno do evento ao Mundial de Rally da FIA, o WRC, pela primeira vez desde 2008.
Latvala tornou-se somente o segundo finlandês a vencer o rally na ilha mediterrânea, depois das vitórias de Markku Alen em 1983 e 1984. Depois de assumir a liderança próximo do fim da segunda pena do sábado, ele conseguiu abrir vantagem hoje para vencer com 43.1s de vantagem em seu Volkswagen Polo R.
Elfyn Evans, que liderou surpreendentemente o início do evento, enfrentou uma aproximação de Andreas Mikkelsen para assegurar o melhor resultado da sua carreira, o segundo lugar, num Ford Fiesta RS com 3.2s de distância.
A chuva torrencial e alagamento forçou o cancelamento de duas de nove especiais. O asfalto das montanhas ficou extremamente escorregadio depois das pancadas de chuva e sobreviver às primeiras especiais da sexta-feira era o único objetivo de todos.
A vitória de Latvala foi especialmente doce depois de um forte acidente durante a preparação da sua equipe forçou a Volkswagen a encerrar suas preparações.
Evans liderou até ser superado por Latvala no último estágio de sábado e começou hoje com uma vantagem de 28.8s sobre Mikkelsen. O piloto da Volkswagen estava a caminho de conquistar o segundo lugar, mas um erro no último estágio manteve Evans à frente.
Kris Meeke ficou fora de problema para conquistar o quarto lugar num Citroen DS3, à frente de Hayden Paddon. O neozelandês superou sua falta de experiência no asfalto para subir da 15ª posição na primeira especial para superar Mads Ostberg no penúltimo estágio e conquistar a quinta posição num Hyundai i20.
Dani Sordo ganhou quatro posições hoje para terminar em sétimo ao recuperar-se de um furo no pneu que comprometeu sua sexta-feira, com os Fiesta RS de Bryan Bouffier, Stephane Sarrazin e Ott Tanak completando a tabela de resultados.
Robert Kubica relargou depois de um furo no pneu no sábado induzi-lo ao abandono e conquistou dois pontos extras por terminar em segundo na especial transmitida ao vivo pela televisão.
O WRC agora viaja para o Rally da Catalunha, na Espanha, para a penúltima rodada entre 22 e 25 de outubro, o único evento com diversos tipos de superfícies da temporada.
