A Citroen está de volta às vitórias no Mundial de Rally. Kris Meeke venceu o Rally da Argentina, a primeira do britânico, que acabou com o monopólio da Volkswagen na atual temporada.
A Citroen não vencia uma prova há dois anos, desde que o francês e múltiplo campeão mundial Sebastien Loeb abandonou a competição.
Kris Meeke interrompeu ainda uma série de cinco vitórias consecutivas do francês Sebastien Ogier – e sete da Volkswagen – atual bicampeão do Mundo.
No final, visivelmente emocionado, Meeke agradeceu emocionado ao seu mentor, o falecido Colin McRae. “Foi uma longa caminhada… E aquele que mais contribuiu para este resultado não está aqui. Esta é para ti, Colin!”
Mads Ostberg conseguiu também levar o segundo DS3 WRC até o final permitindo à Citroen uma inédita dobradinha. A diferença entre os dois foi de 18,1 segundos.
Elfyn Evans aproveitou o abandono de Jari-Matti Latvala e os problemas de Dani Sordo para conseguir o seu primeiro pódio no WRC. Ficou a mais de três minutos dos dois primeiros.
O último pódio com dois pilotos britânicos remontava a 2001, no Rally da Nova Zelândia com Richard Burns, que venceu, e McRae, segundo.
Surpreendente foi também o quarto lugar de Martin Prokop. O checo, ao volante do Ford Fiesta WRC, beneficiou do abandono de Thierry Neuville na última especial devido a acidente.
Este foi, de resto, um rally para esquecer para a Volkswagen. Logo na segunda especial perdeu Sebastien Ogier e Andreas Mikkelsen. Jari-Matti Latvala ainda aguentou, até abandonar depois de vários problemas, incluindo ainda um despiste.
A Power Stage foi vencida por Sébastien Ogier, que bateu Dani Sordo e Mads Ostberg, segundo e terceiro, respectivamente.
O Mundial de Rally prossegue com o Rally de Portugal (21 a 24 de maio), ao qual ao Ogier, apesar do percalço, chega com 84 pontos e com uma vantagem superior a 30 pontos em relação a Ostberg.
Classificação final:
1. Kris Meeke (Citroen), 3h28m25,5s
2. Mads Ostberg (Citroen), +27,0s
3. Elfyn Evans (M-Sport), +2m34.7s
4. Thierry Neuville (Hyundai i20), +4m48,1s
5. Martin Prokop (Ford Fiesta), +5m58.0s
6. Khalid Al Qassimi (Citroen), +10m54,8s
7. Dani Sordo (Hyundai), +10m56,6s
