A Toyota vai retornar ao Campeonato Mundial de Ralis (WRC) em 2017, com o Toyota Yaris WRC, desenvolvido no centro técnico da marca, em Colônia, na Alemanha, e que tem sido visto em testes há algum tempo.
Ao longo dos próximos 2 anos, a TMG vai continuar com o programa de testes e desenvolvimento do Yaris WRC, para preparar a entrada nesta competição, na qual já possui 4 títulos mundiais de pilotos e 3 de construtores conquistados ao longo da década de 90.
A Toyota Motor Corporation, através do seu presidente Akio Toyoda, anunciou em coletiva de imprensa, realizada em Tóquio, a entrada no WRC assim como apresentou mundialmente o Yaris WRC com a sua decoração oficial.
O Yaris WRC já completou um programa de testes preliminares em asfalto e em terra, em algumas classificativas europeias. Está equipado com um motor 1.6 litros turbo com 300cv.
Apesar do programa oficial do WRC para Toyota estar confirmado, segue-se ainda o desenvolvimento e afinação dos detalhes, o que vai requerer equipes dedicadas de engenheiros e especialistas para tornar o carro ainda mais competitivo.
Vários jovens pilotos já tiveram oportunidade de testar o carro, como o francês Eric Camilli de 27 anos, que foi selecionado a partir do programa de pilotos juniores que visa ajudar a desenvolver a futuras estrelas no mundo dos ralis para a Toyota.
Eric vai integrar o programa de desenvolvimento Yaris WRC juntamente com o vencedor do rali francês Tour de Corse, Stéphane Sarrazin que acumula a tarefa de piloto Toyota no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC) e, também, Sebastian Lindholm.
O programa de testes compreende vários locais e classificatórias na Europa, permitindo os testes na máxima variedade de pisos. A experiência e dados obtidos vão ajudar a Toyota a prepara para a temporada de 2017, quando novos regulamentos técnicos devem de ser apresentados.
O Yaris WRC segue as mesmas cores dos Toyotas que anteriormente participaram nos ralis. Em 2017, quando retornar à competição passaram quase duas décadas em que a marca conquistou o Campeonato Mundial de Ralis, em 1999.
