A Ford vai lançar um novo carro na quarta etapa do Mundial de rally, marcada para os dias 16 a 18 de abril, na Nova Zelândia. O veículo é a versão atualizada do modelo lançado há exatamente um ano, com o qual a equipe venceu duas etapas do campeonato 2003, o que foi considerado um desempenho satisfatório para a fábrica.
Visualmente, segundo descreve o diretor técnico da equipe, o carro parece o mesmo, mas no modelo 2004 foram feitas modificações na aerodinâmica, chassi e motor. Um dos objetivos da fábrica é tornar o veículo mais leve. Testar os limites dos carros em rallys tem sido um recurso bastante usado pelas maiores fábricas do mundo antes de colocá-los à venda.
Tendo competido até agora com o modelo 2003, a Ford lidera o Mundial de construtores após três etapas, com dez pontos de vantagem sobre a Citroen. Na disputa entre pilotos, um dos integrantes da equipe, o estoniano Markko Martin, está empatado com o francês Sebastian Loeb no número de pontos, mas aparece em segundo lugar por causa do critério de desempate: Loeb, da Citroen, tem duas vitórias contra uma de Martin.
Além do Rally da Nova Zelândia, estão programadas outras quinze etapas neste Mundial de velocidade.