Nove vezes campeões mundiais, Sébastien Loeb e Daniel Elena alcançaram mais uma marca impressionante no fim de semana passado. Piloto e navegador venceram pela oitava vez consecutiva o Rali da Argentina do Campeonato Mundial de Rali e deram à Citroën sua nona conquista seguida na América do Sul em provas do WRC. Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen obtiveram a sexta posição, três colocações à frente de Dani Sordo/Carlos del Barrio.
Loeb pôde se dar ao luxo de administrar sua liderança nos últimos trechos cronometrados. O piloto, apesar disso, chegou a até a ampliar em alguns momentos sua vantagem. Venceu por quase um minuto. O francês, que não disputa a temporada completa, admitiu ter se sentido emocionado por esta ter sido, no WRC, sua última vitória no cascalho.
“É incrível vencer o Rali da Argentina pela oitava vez consecutiva diante de tantos fãs apaixonados”, disse. “Vencer não era essencial para mim, mas realmente percebi que era possível quando eu estava no ritmo. Ogier também estava rápido, mas eu fui um pouco mais consistente antes de abrir vantagem no fim da segunda perna. Estou satisfeito por vencer aqui para a equipe: ela merece isso.”
Mikko Hirvonen conseguiu um ponto extra no “Power Stage”, o que fez a Citroën igualar a quantidade de pontos marcados nesta etapa por sua maior rival, e afirmou: “Foi um bom dia, com muitos fãs e algumas ótimas especiais. Eu me diverti muito pilotando hoje. O ritmo estava bom, o carro, perfeito e não foi tão difícil marcar alguns tempos satisfatórios”.
Dani Sordo disse que, no dia final de disputas, mudou seu foco: “Não prestei muita atenção nos tempos, pois estava principalmente preocupado em levar o carro até o fim. Isso me deu a chance de tentar melhorar minha pilotagem, especialmente em curvas lentas”.
O chefe de equipe da Citroën Racing, Yves Matton, valorizou o trabalho de Loeb e viu evolução do carro. “Confirmamos que os desempenhos dos DS3 WRC progrediram. Trabalhamos muito desde o Rali do México, o que foi recompensado com uma vitória. Obviamente, uma parte essencial da vitória é Seb, que voltou ao seu melhor embora tenha perdido os últimos ralis. Mas gostaria de mencionar nossos outros pilotos também: depois de Dani em Portugal, Mikko mostrou neste fim de semana que estava no páreo pela vitória. Falta-lhes um pouco de consistência para transformar boa forma em resultados. Vamos trabalhar para alcançar isso”, declarou.
Rali da Argentina – 1 a 4 de maio de 2013
Resultado final
1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 4h35:56.7
2) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), VW Polo R, a 55.0
3) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), VW Polo R, a 2:00.8
4) Evgney Novikov (Rússia)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 2:36.7
5) Thierry Neuville (Bélgica)/Nicolas Gilsoul (Bélgica), Ford Fiesta RS, a 4:40.5
6) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Citroën DS3, a 6:23.9
7) Mads Ostberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 11:02.2
8) Andreas Mikkelsen (Noruega)/Mikko Markkula (Finlândia), VW Polo R, a 13:22.1
9) Daniel Sordo (Espanha)/Carlos del Barrio (Espanha), Citroën DS3, a 13:22.3
10) Martin Prokop (República Tcheca)/Michal Ernst (República Tcheca), Ford Fiesta, a 14:07.6
Por Citroen do Brasil
