Loeb/Elena dá mais uma vitória à Citroën no encerramento da temporada

A temporada do Campeonato Mundial de Rali foi encerrada no fim de semana passado de uma maneira grandiosa para a Citroën. Terminando o ano em que conquistaram seu nono título consecutivo e ajudaram a marca a obter a oitava taça de construtores, o piloto Sébastien Loeb e o navegador Daniel Elena venceram pela oitava vez seguida o Rali da Espanha. Com uma terceira posição, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen também foram ao pódio e assim puderam comemorar com os companheiros o melhor ano da Citroën na competição, já que ela o fez campeão e vice pela primeira vez.

Tendo estabelecido quase meio minuto de liderança sobre Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila, Loeb e Elena puderam começar o dia final de disputas mais relaxados. Enquanto Dani Sordo fez bonito diante de sua torcida e venceu as três primeiras especiais da manhã de domingo, Loeb administrou sua vantagem em relação à Jari-Matti Latvala. Depois de 46 quilômetros de trechos cronometrados, o francês só havia perdido 2s3 em comparação com o finlandês. Mikko Hirvonen também controlou os ataques de Ott Tänak e Mads Ostberg.

Na 16ª especial – de um total de 18, Loeb ainda sofreu um pequeno furo de pneu, mas isso não foi o suficiente para atrapalhá-lo rumo à sua 76ª conquista no WRC “Parabéns a todos. Estou satisfeito por encerrar esta temporada e mais ou menos minha carreira no rali com uma vitória”, disse o francês, referindo-se à sua participação na próxima temporada, que não será integral. “Novamente, tive de lutar para obter esse primeiro lugar, já que o tempo imprevisível não facilitou nosso trabalho. Vamos todos comemorar juntos esse resultado. Muito obrigado por tudo o que vivemos juntos. Isso marca o fechamento de um capítulo, mas temos outro à nossa frente prestes a começar.”

O finlandês Mikko Hirvonen, vice-campeão ao lado do compatriota Lehtinen, destacou sua evolução e se deu por satisfeito com 2012: “Melhoramos novamente no asfalto, o que era minha meta principal para este fim de semana. Nosso primeiro campeonato mundial com a Citroën terminou, e posso ficar satisfeito com o que conseguimos. Voltaremos nossas atenções rapidamente para 2013”.

Yves Matton, chefe da Citroën Racing, ressaltou as dificuldades do Rali da Espanha, que teve chuva na sexta-feira. “Esse rali foi extremamente complicado, com o primeiro dia no cascalho, que teve condições imprevisíveis”, afirmou. “Essa perna foi mais uma questão de sobrevivência do que de correr. Vimos muitos adversários cometendo erros, mas Seb e Mikko mostraram habilidade e mantiveram-se longe de problemas. Sabíamos que estaríamos confortáveis no asfalto, e eles administraram a situação de maneira apropriada. Estamos satisfeitos por termos dado à Michelin, nossa parceira, sua 250ª vitória no WRC, e por termos feito isso em condições variadas: cascalho e asfalto, chuva e seco.”

Loeb terminou o campeonato 57 pontos à frente de Hirvonen e 116 distante de Latvala. A Citroën teve uma vantagem de 144 sobre a Ford, segunda colocada entre os construtores. A dupla Loeb/Elena venceu nove das 13 etapas. Hirvonen/Lehtinen obteve uma. Ou seja, foram 10 vitórias da Citroën em 2012. Uma temporada inesquecível.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.