A divisão europeia da Ford emitiu comunicado à imprensa na manhã desta segunda-feira (15) para anunciar sua retirada do Mundial de Rali da FIA (WRC) como equipe oficial após a temporada 2012. A montadora disse que a decisão se deu por conta do ambiente econômico difícil na Europa e pela necessidade de utilizar os recursos financeiros em outras áreas.
“A Ford tem uma longa e orgulhosa história no WRC e isso não foi uma decisão fácil”, disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford na Europa. “Neste momento, no entanto, foi determinado que é melhor para a empresa e para marca Ford para reduzir o nosso compromisso com o WRC e utilizar nossos recursos em outras áreas”.
A saída da equipe oficial, no entanto, não significa que os Ford Fiesta desaparecerão da competição, já que a equipe M-Sport continuará competindo no certame com o modelo. O time também contará com suporte de engenharia, inclusive para o Fiesta R5, a ser utilizado na nova série WRC-2 em 2013.
“Eu gostaria de agradecer a Ford da Europa por seu apoio entusiasmado e por ter mostrado a fé na equipe ao longo das últimas 16 temporadas. Entendemos que decisões difíceis tiveram que ser feitas e esperamos continuar nossa parceria técnica forte no futuro”, disse Malcom Wilson, diretor da M-Sport.
Por fim, a Ford aproveitou para agradecer seus “fãs, pilotos, a FIA e os patrocinadores”.