Sébastien Loeb e Daniel Elena conquistaram neste domingo (7 de outubro), pelo nono ano seguido, o título do Campeonato Mundial de Rali – WRC. Campeões desde 2004, o piloto e o navegador garantiram antecipadamente mais uma taça, e a glória veio justamente na etapa francesa – e com uma vitória! Além desse triunfo, a Citroën comemorou outro na antepenúltima prova de 2012: a obtenção do título de construtores, o oitavo da marca no WRC.
Mais uma vez, a dupla Loeb/Elena foi dominante: dos 11 ralis já disputados neste ano, venceu oito. Os dois já possuem 75 vitórias no currículo. Na etapa francesa, apenas Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, dupla também da Citroën, poderia impedir a conquista de mais um título do francês e do monegasco. Embora não tenham feito isso, os finlandeses somaram importantes pontos para a Citroën após uma terceira posição.
A chegada aconteceu justamente em Haguenau, onde Loeb nasceu há 38 anos. Na última especial, que vale até três pontos de bonificação, o piloto francês não quis arriscar muito, pois não precisava dessa pontuação para obter o nono título. E as condições estavam difíceis.
“É para isso que estamos aqui, para experimentarmos novamente os sentimentos de 2010, quando também conquistamos o título em casa”, disse. “A sensação neste ano é ainda mais especial, porque sem dúvida é o último. Pilotei cuidadosamente pela manhã, mas não foi fácil por causa das condições meteorológicas. Mesmo quando parou de chover, as estradas ainda assim estavam muito escorregadias. Ainda há dois ralis a serem disputados, e neles também eu poderia ter conquistado a taça, mas estou realmente feliz por ter feito isso aqui.” Loeb diz ter sido o último título porque já havia anunciado que, em 2013, disputará apenas algumas etapas do WRC.
Mikko Hirvonen também se contentou com o resultado e com seu desempenho: “Eu já tinha experimentado a alegria de vencer o título de construtores em 2007 e estou empolgado por viver mais uma conquista, agora com a Citroën. Essa foi a coisa mais importante do fim de semana, mas, pessoalmente, fiquei também feliz com meu progresso no asfalto. Igualei meu resultado da Alemanha, mas parece que dei vários passos à frente neste rali. Estou ansioso por checar isso na Catalunha, mas, antes disso, vou comemorar essa grande conquista”.
Frédéric Banzet, diretor geral da Citroën, celebrou mais um ano bem-sucedido da equipe no Campeonato Mundial de Rali. “A Citroën compete nos eventos automobilísticos para vencer, e novamente a Citroën Racing mostrou ser a melhor equipe do mundo. Todos fizeram um grande trabalho nesta temporada. Esse sucesso dá suporte à estratégia comercial energética e determinada da marca”, comemorou.
Rali da França – de 4 a 7 de outubro de 2012
Resultado final
1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 3h32:53.0
2) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 15.5
3) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Citroën DS3, a 44.1
4) Thierry Neuville (Bélgica)/Nicolas Gilsoul (Bélgica), Citroën DS3, a 1:07.3
5) Mads Ostberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 1:16.4
6) Ott Tanak (Estônia)/Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta RS, a 2:27.9
7) Evgeny Novikov (Rússia)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 5:51.6
8) Chris Atkinson (Austrália)/Glenn McNeall (Austrália), Mini John Cooper Works, a 6:42.4
9) Martin Prokop (República Tcheca)/Zdenek Hruza (Rep. Tcheca), Ford Fiesta RS, a 8:46.8
10) Sébastien Chardonnet (França)/Thibault de la Haye (França), Citroën DS3, a 8:59.7