Por Fábio Jacques
Com uma estratégia mais tranqüila do que a de seus adversários, o finlandês Mikko Hirvonen venceu o Rali de Portugal, quarta etapa do Mundial de Rali 2012. Com o resultado, Hirvonen assumiu a liderança da classificação da temporada, com 75 pontos. O triunfo deste final de semana foi o primeiro do piloto correndo pela Citroën.
O companheiro do vencedor, Sébastien Loeb, não teve a mesma sorte e bateu ainda na primeira noite do evento (29/03). No dia seguinte, a liderança da prova foi conquistada pela dupla da Ford, mas tanto Jari-Matti Latvala quanto Petter Solberg abandonaram a disputa pela vitória ainda na sexta-feira, que foi o dia com clima mais complicado.
Com a saída dos pilotos da Ford, Hirvonen assumiu a liderança para não perder mais. Ao final, a vantagem para o segundo colocado, Mads Ostberg, da Adapta Ford, era de 1min51s8.
O terceiro colocado foi Evgeny Novikov, da M-Sport Ford, e o quarto foi Solberg, que se recuperou apesar de um problema hidráulico. Nasser Al-Attiyah, da Qatar Citroën, fechou os cinco primeiros em seu melhor resultado no WRC.
Dez primeiros colocados do Rali de Portugal do WRC:
1. Mikko Hirvonen
2. Mads Ostberg
3. Evgeny Novikov
4. Petter Solberg
5. Nasser Al-Attiyah
6. Martin Prokop
7. Dennis Kuipers
8. Sebastien Ogier
9. Thierry Neuville
10. Jari Ketomaa
11. Peter van Merksteijn Jr
12. Dani Sordo
13. Daniel Oliveira
14. Jari-Matti Latvala
15. Ott Tanak
16. Armindo Araujo
17. Hayden Paddon
18. Maciej Oleksowicz
19. Pedro Meireles
20. Yuriy Protasav
Agora, o Mundial atravessa de novo o Atlântico, para entre os dias 27 e 29 de abril, correr em paragens argentinas.