Com a 22ª especial disputada, chega ao fim o Rally da Suécia, o primeira da temporada 2011 do WRC. E o finlandês Mikko Hirvonen da Ford foi o grande vencedor. Na última super especial o piloto terminou na quinta colocação, mas para sorte dele o norueguês Mads Ostberg, que era quem o ameaçava de verdade, foi apenas o sexto. Com isto a diferença entre os dois subiu para 6,5 segundos e Hirvonen ficou com o título da Rally.
A vitória foi do francês Sebastien Ogier, e desta forma o piloto da Citröen pulou para quarta colocação no geral. Mas o real motivo para esta ascensão de Ogier é bastante curiosa. Na Sexta-Feira Petter Solberg foi flagrado dirigindo a 112km/h num lugar onde o limite era de 80 km/h. As leis suecas são bem rigorosas e a punição chegou no fim da competição. A licença do piloto foi caçada e com isto o navegador Chris Patterson teve que assumir o volante. Ele até fez um bom trabalho, mas não o suficiente para terminar a frente de Ogier.
O finlandês Jari-Matti Latvala fechou o pódio da etapa com a terceira posição, dando um belo início de ano para a FORD. Já a Citroën esperava mais, principalmente do heptacampeão Sebastien Loeb que terminou o rally apenas na sexta posição. O finlandês Kimi Räikkönen terminou em oitavo, um resultado que pode ser considerado normal, pelo 1 ano de experiência do piloto na competição.