Por Ylan Marcel – http://motorizado.wordpress.com/
Quando todos pensavam que a vitória do Rally da Nova Zelândia, quinta etapa da temporada 2010 do WRC, ficaria entre os dois franceses da Citroën – Sebastien Loeb e Sebastien Ogier – eis que surge Jari-Matti Latvala, da Ford, e faz um terceiro dia perfeito, arrebatando seu primeiro triunfo no ano.
Neste domingo (9), o piloto finlandês prosseguiu numa consistência demonstrada desde a sexta-feira e, apesar de não ter vencido nenhum dos 21 estágios, alcançou a vitória com 2,4s de vantagem sobre Ogier, segundo colocado.
O pódio foi completado por Loeb, que se mantém na liderança folgada do campeonato.
Mikko Hirvonen, parceiro de Latvala na Ford, chegou em quarto e, apesar de uma temporada apenas regular, segue na luta pelo título, em terceiro lugar geral do certame.
Dani Sordo (Citroën) completou o Top 5 da jornada, apenas 25s atrás do vencedor.
Bem mais distante, Matthew Wilson (Ford) apareceu em sexto, com a zona de pontuação sendo completada por outros quatro pilotos da montadora norte-americana: Henning Solberg, Jeri Ketomaa, Federico Villagra e Xevi Pons.
Importante dizer que Kimi Raikkonen, companheiro de Ogier na Citroën Júnior, não participou do evento, com sua equipe tendo optado por competir apenas com um carro.
A próxima etapa acontece em Portugal, entre os dias 28 e 30 de maio.