Por Thiago Raposo
Foi realizado neste fim de semana o quarto rali da temporada 2009 do WRC. O palco desta vez foi Portugal e novamente o francês Sébastien Loeb saiu como o vencedor. Foi a quinta vitória consecutiva do piloto, já que ele venceu a prova de encerramento da temporada passada, e chegou assim à histórica marca de 51 vitórias.
Porém, Loeb enfrentou muitas dificuldades nesta etapa e só assumiu a liderança na metade da competição, no fim das atividades da manhã do Sábado. O finlandês Mikko Hirvonen, que é sem dúvida a única “pedra” no caminho de Loeb, liderava até então a competição. Mas por ter terminado na frente na sexta, o finlandês teve que abrir as sessões do sábado, pegando pela frente um terreno sujo e ainda por cima deixou rastros de referência no solo para os que vinham atrás.
O companheiro de Hirvonen na Ford, o também finlandês Jari-Matti Latvala mostrou novamente que não é um piloto de sorte. Ele começou a sexta-feira muito forte e com a liderança do rali, mas sofreu um acidente e teve que abandonar a prova. Não foi a primeira vez que isto aconteceu com ele no ano.
Hirvonen manteve então a segunda posição e o espanhol Dani Sordo, companheiro de Loeb na Citroën, terminou em terceiro, após um belo duelo contra o norueguês Petter Solberg. A próxima etapa do rali está marcada para o fim de semana do dia 26 de Abril na Argentina.
Confira abaixo a classificação dos seis primeiros do campeonato:
1) Sébastien Loeb, 40
2) Mikko Hirvonen, 30
3) Dani Sordo, 23
4) Petter Solberg, 14
5) Henning Solberg, 14
6) Matthew Wilson, 8
