Por Thiago Raposo
Encerrou-se hoje o terceiro rali da temporada 2009 do WRC. O francês Sébastien Loeb, da Citroën, venceu novamente e acumula agora 30 pontos no mundial de pilotos. Foi a quinquagésima vitória do piloto na categoria, um recorde impressionante deste fenômeno que torna cada vez mais imbatível.
O segundo lugar no geral ficou com o finlandês Mikko Hirvonen que tem se tornado o grande rival do francês no campeonato. Mikko, no entanto, não fez uma boa sexta-feira e acabou pagando caro por isto nos outros dois dias. Hoje, por exemplo, ele foi cerca de 22 segundos mais rápido que Loeb nas três especiais do dia, mas não foi o suficiente para batê-lo.
Outro piloto que tem mostrado muita força é o companheiro de Mikko na BP Ford, Jari-Matti Latvala. O também finlandês tem andado muito forte e conquisto grandes resultados, mas é constantemente vítima do azar. No primeiro rali da Irlanda, quebrou o carro na segunda especial e ficou fora da sexta-feira. Neste fim de semana, quando esboçava uma reação, bateu e perdeu 21 minutos com relação aos líderes.
O espanhol Dani Sordo e o norueguês Petter Solberg são outros dois que frequentemente terminam no pelotão da frente e fazem sempre um rali muito regular, terminando sempre na zona de pontuação. Porém, apesar de tantas qualidades, nenhum deles parece ser capaz de parar o fabuloso Sébastien Loeb.
Confira como está a classificação do campeonato:
1) Sébastien LOEB, 30
2) Mikko HIRVONEN, 22
3) Dani SORDO, 17
4) Henning SOLBERG, 10
5) Petter SOLBERG, 9
6) Matthew WILSON, 8
7) Jari-Matti LATVALA, 6
