Exatamente uma semana depois de fazer um início perfeito no Rally da Espanha, Sebastien Loeb repetiu o primeiro dia no Tour de Corse.
Seis vitórias em seis estágios permitem a Citroen estender sua liderança na defesa do campeonato durante o dia e depois de 119 quilômetros, o francês trouxe seu C4 para Ajaccio 32.3 segundos à frente.
“Foi um dia perfeito novamente.”, reconheceu Loeb. “Eu forcei muito, mas não tive problemas. Agora nós temos uma boa liderança, mas eu me sinto tão bem no carro que prefiro manter a mesma velocidade amanhã a aliviar e talvez perder concentração.”
Mikko Hirvonen, maior rival de Loeb na luta pelo título de 2008, foi seu desafiador mais próximo no terceiro dos estágios desta sexta-feira e subiu para segundo depois do abandono de Dani Sordo na SS3. Mas enquanto Mikko trouxe seu Focus RS WRC de volta à área de serviços nesta tarde, ele admitiu que ainda não tem uma resposta para a velocidade de Loeb hoje. “Eu tentei, mas ele está muito rápido.”, disse ele. “Não há nada que eu possa fazer. Eu tive um bom dia, estou feliz com o carro e com minha pilotagem; mas isto não é o suficiente para alcançá-lo.”
A arma da equipe BP Ford Abu Dhabi para o asfalto, Francois Duval, terminou a competição desta sexta-feira em terceiro. O belga sentiu que esteve em desvantagem nas primeiras especiais por largar da oitava posição. “Eu esperava estar melhor, mas está difícil.”, disse ele. “Minha posição durante a manhã era dura e havia muita sujeira na pista. O resto do dia não foi tão ruim, mas Seb está realmente rápido. Segunda e terceira posições para a Ford é bom, mas tentaremos fazer mais amanhã.”
Mas enquanto não houve muita movimentação nas posições de ponta, a luta pela quarta posição foi extremamente apertada e promete ser ainda melhor no sábado. No final do dia, apenas alguns segundos separavam os pilotos da Subaru World Rally Team, Peter Solberg e Chris Atkinson, e Jari-Matti Latvala da Stobart VK M-Sport Team. Solberg terminou a SS6 logo à frente de Latvala, que foi perseguido de perto por Atkinson.
“O último estágio foi realmente bom!”, disse Petter. “Ok, havia muita instabilidade dianteira, mas está cada vez melhor. Agora estou me divertindo, o que é o principal. Veremos amanhã.”
Latvala disse: “Está sendo uma briga interessante, algumas vezes estou melhor que Chris, outras Petter é o mais rápido. Reconheço que será uma briga muito dura.”
Confira a classificação do Tour de Corse no final da sexta-feira:
1) Sebastien LOEB, 1:09:24.3
2) Mikko HIRVONEN, +32.3
3) François DUVAL, +34.1
4) Petter SOLBERG, +1:11.5
5) Jari Matti LATVALA, +1:12.7
6) Chris ATKINSON, +1:15.4
7) Toni GARDEMEISTER, +3:16.1
8) Andreas MIKKELSEN, +3:18.5
9) Brice TIRABASSI, +3:21.4
10) Urmo AAVA, +3:23.1